domingo, 13 de maio de 2012

Vôlei de Praia em Beijing


“Sou brasileirooooo... com muito orgulhooooo... com muito amooooorrrrr!”

É muito bom torcer pelo Brasil! E torcer estando tão longe de nosso país é ainda mais emocionante! Ontem gritamos, vibramos, sofremos, pegamos um pouco de chuva e depois muito sol – ficou todo mundo que nem camarão – mas no final valeu a pena! E como valeu! Mais uma vez juntamos um grupo pra lá de animado e fomos assistir aos jogos da etapa de Beijing do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A quadra é a mesma que foi utilizada nas Olimpíadas de 2010. Mas posso dizer que o vôlei de praia não é muito “a praia” dos chineses. As arquibancadas estavam vazias e os poucos chineses presentes eram bem comportadinhos. Se animaram mais, é claro, quando uma dupla da China – masculina – entrou em quadra. Mas acabaram perdendo e decepcionando a torcida. No feminino, a dupla chinesa que costuma chegar às finais, desta vez ficou pelo caminho.
Mas se os torcedores chineses eram quietinhos, tinha um grupo de brasileiros que entrou para acabar com o silêncio: NÓS!! Ficamos bem pertinho da quadra, vestidos de verde, amarelo ou azul, bandeiras do Brasil, Vasco, Fluminense, chapéu, bandana, lenços...só não levamos instrumentos para a batucada. Mas aí acho que seríamos expulsos da quadra, porque colocaram logo dois guardas pra tomar conta da gente, tamanha era a “bagunça” que estávamos fazendo. No início, quando ficávamos em pé, um deles mandava a gente sentar. Ora, bolas! Dá pra torcer ficando sentada, quietinha? Claro que não, né? Ideia doida de chinês querer que a gente fique comportadinho!! Nem aqui, nem na China... Ops... já estou na China!

Brasileiras com muito orgulho!

Parte da nossa torcida.

A bandeira do Vasco sempre comigo!
  
Mas a gente não se intimidou e o cara acabou desistindo de reclamar. Viu que não tinha jeito. Incentivamos muito as duplas brasileiras. As primeiras a entrar em quadra foram Juliana e Larissa, a dupla número um do Brasil no vôlei de praia. Na semifinal empurramos as meninas pra cima da dupla alemã. Os chineses ficavam nos olhando, certamente pensando: “Tudo doido!” A cada ponto uma explosão de alegria! Nos saques das adversárias, muita zoação: ou gritávamos, ou vaiávamos. Valia qualquer coisa pra tirar a concentração das alemãs. Quando elas erravam o saque fazíamos a festa! E valeu nosso esforço: as brasileiras passaram para a final.

Juliana superando o bloqueio alemão.


Juliana cumprimentando a Amanda, após a 1ª partida.

Logo após o jogo feminino foi a vez de duas duplas brasileiras entrarem em quadra pra se enfrentar, pelas oitavas-de-final. Uma pena, porque uma sairia perdedora. Como era só Brasil em quadra, o jeito foi gritar e vibrar em todos os pontos! Alisson e Emanuel venceram Bruno e Benjamin e passaram para a fase seguinte.

As duplas brasileiras na quadra.

Emanuel superando Benjamin.


Tivemos que esperar um pouco para a decisão do feminino, que só foi disputada às duas da tarde. Sol na cabeça, muita água pra beber e pouca comida. E nada de cerveja! Saímos das arquibancadas e fomos “saborear” um sanduíche chinês, a única opção de comida na parte externa da quadra, além de um sorvetinho. Sabe aqueles quiosques que vendem sanduíche grego, no centro da cidade, no Rio? Pois é, era muito parecido com aquilo. Tinha de frango e de carneiro. No pão árabe, com saladinha... deu pra matar um pouco a fome!

Energias repostas, voltamos pra nosso lugar na arquibancada, pra grande final entre Brasil e Itália. Tentamos agitar os chineses, puxando várias vezes uma “ola”, mas só alguns aderiram! Eles são muito quietinhos, sem graça! Mas, como sempre, alguns se aproximaram pra tirar foto com a gente, ou com a bandeira do Brasil. Não dá pra resistir ao nosso “charme”!

No final, a glória: vitória de Juliana e Larissa! Como é emocionante ouvir e cantar, com toda energia, o hino brasileiro! Ver nossa bandeira lá em cima, no lugar mais alto! Um orgulho!
Larissa sacando contra as italianas.

Após a premiação, gritei para as jogadoras e elas vieram falar com a gente. Consegui o top da Juliana pra Amanda, e o boneco que a Larissa tinha ganhado de prêmio ela deu pra Gigi! Elas agradeceram muito a força que demos. Bem legal!
Premiação das brasileiras.

Caminhando em nossa direção.

Uma alegria só!

Cumprimentando as campeãs.


Larissa com o bonequinho que deu para a Gigi.


Mas a farra não terminou aí. Ficamos esperando a hora do jogo das quartas-de-final da dupla Alisson e Emanuel. Os adversários eram os holandeses. O Brasil perdeu o primeiro set, mas reagiu e virou o jogo, chegando à vitória por dois a um. Mais uma vez não poupamos gritos e cantos de incentivo! Várias vezes os cinegrafistas e fotógrafos que trabalhavam no jogo apontavam suas câmeras e máquinas fotográficas para a gente. Sei que nos viram lá no Brasil, na tv! Também éramos os únicos brasileiros na torcida!! E que torcida animada!! Éramos poucos, mas barulhentos!

Essas animadoras de torcida "sofreram" com a gente.
Quando elas acabavam de dançar, nós, mulheres, gritávamos:
"Barangas! Barangas!"
É claro que elas não entendiam nada!
Só os homens adoravam quando elas entravam em quadra.

Alisson no ataque contra os holandeses.

Emanuel no primeiro plano.

No final do jogo, Emanuel bateu palmas pra gente! 


Mais uma vez chamei os jogadores e consegui as camisas do Alisson e do Emanuel. Eles também nos agradeceram pela torcida. Pena que hoje não fomos assistir aos jogos das semifinais, por causa da comemoração do almoço do Dia das Mães. Alisson e Emanuel acabaram perdendo e ficando de fora da grande decisão. Mas disputaram e venceram o terceiro lugar. Acho que devem ter sentido a nossa falta! Uma pena que não fomos dar nosso apoio!

Já estou de olho, procurando algum outro evento com Brasil aqui na China. Se der, estaremos sempre lá, torcendo e incentivando nossos atletas. E, é claro, mostrando para os chineses e para o mundo, que somos brasileiros, sim, “com muito orgulho e com muito amor”!


Um comentário:

  1. Mamae!!!!!! Eu amoo vc!! Esse blog é demais!! Bjss!! Gigi!!

    ResponderExcluir