sábado, 6 de julho de 2013

9 anos da Gigi, nossa "Palmitinho"

Há nove anos, no dia 5 de Julho, nascia a nossa pequena Giovanna. E nasceu pequena, mesmo: não lembro exatamente os números, mas ela tinha algo em torno de 45,5cm e 2,450kg. Era miudinha e cabeluda. Pena que não tenho aqui no computador uma foto dela quando nasceu. Estão todas no Brasil.

Mas ela foi crescendo e logo ficou rechonchuda, tanto que eu a apelidei de “Faustina”: não tinha nem pescoço de tão gordinha.


Gigi com a Amanda, com menos de um ano e no cartão do 1° aniversário:
gorducha e com os olhos bem azuis. Hoje eles estão verdes.



Giovanna com cinco anos. 
Foto para o visto para os EUA.


Só que ela continuou crescendo e foi ficando cada vez mais sapeca. É uma menina ativa, que não para, por isso agora, aos nove anos, é toda magrinha. De um ano pra cá já cresceu quase 10cm e ganhou cerca de 6kg: cresce mais do que engorda.

Como a gente quase não pega sol aqui em Beijing, ela está branquinha e comprida. Por isso colocamos nela um novo apelido: “Palmitinho”.

Apesar do corpo fininho ela se alimenta bem, come frutas, legumes e verduras. Quando pedimos pizza, ela quase sempre come, sozinha, uma pizza pequena de pepperoni – oito pedaços de uma pizza de 23cm de diâmetro, um pouco maior do que uma “brotinho”. A questão é que como não para, gasta muita energia e não acumula gordurinhas. Isso é bom. Acho que nunca vai precisar fazer regime!!!

Ninguém acredita quando digo que na escola ela é calada e quietinha. Porque em casa a pilha está sempre carregada. Canta, dança e fala o tempo todo. Às vezes eu me pergunto: “Onde está o botão LIGA/DESLIGA”?

É esperta, mas meio preguiçosa. Após um ano de escola na China, já entende e escreve vários ideogramas do Mandarim, mas é tímida pra falar. De vez em quando esquece essa timidez e serve de intérprete pra mim. Fala com a voz baixinha, mas com a entonação perfeita. 

Na hora de fazer os exercícios de matemática do Brasil, “raciocina” a tabuada em chinês. Se eu pedir pra ela falar em português, não sai nada. Coisa de doido! Mas é uma graça ela falando a tabuada em mandarim.

Mas o quê ela adora, mesmo, é ficar na frente do espelho, cantando em inglês, vestindo perucas, fazendo caras e bocas como as cantoras teens prediletas dela, ou mesmo imitando a Lady Gaga ou a Kate Perry. Aí ela se solta!


Lady Gaga mirim.


Ontem a Gigi completou nove anos. Passou a véspera dizendo a cada meia hora – sem exagero – “amanhã é meu aniversário”.

Eu, ela e a Amanda fizemos bolo, alguns brigadeiros e beijinhos – doce de coco – para a hora do “parabéns” – que não podem faltar. Já é tradição, não é, Mãe? Ela era só alegria!

Mas comemoramos de forma bem simples: ela chamou aqui pra casa uma amiguinha brasileira que estuda com ela e a irmã – são filhas de chineses. 


Na hora do lanche, o "parabéns pra você" com as amiguinhas
e a Amanda.


Passaram o dia brincando muito e à tarde fomos visitar o Blue Zoo, um aquário que tem aqui em Beijing, no Estádio dos Trabalhadores. O lugar não é lá grande coisa, mas gostamos e achamos bem interessante ver as águas-vivas, peixes de todos os tamanhos, tartarugas e tubarões. 


Na entrada do Blue Zoo com as amiguinhas.

No pátio interno.

  
Peixes e águas-vivas.


Olha o tubarão passando lá atrás.

Tocando numa estrela-do-mar.

No túnel sob o aquário.

Mulheres fazendo "piruetas" dentro do aquário,
junto dos peixes. Alguns tubarões passavam pertinho!

Muitos e muitos peixes, de todos os tamanhos.


Peixes e recifes de corais.


Olha esse que lindo!


No final, ainda assistimos a um show de leões marinhos. O problema era o calor no local, que tem uma infraestrutura muito simples. O palco onde os bichos ficavam era bem pequeno, com um tanque na frente – também pequeno – onde os leões marinhos entravam pra se refrescar.



Os protagonistas do espetáculo.


À noite pedimos pizza em casa e elas continuaram se divertindo, e aproveitando o dia entre brincadeiras e jogos do Xbox.  

Por volta das 10 da noite levamos as meninas de volta pra casa. Estavam todas exaustas!

Quando a Gigi caiu na cama, dormiu logo. Eu a abracei e, mais uma vez, disse pra ela, “felicidades”.

É o que desejo pra minha Gigi: “muitas, mas muitas felicidades. Que Papai do céu a abençoe, sempre, e que ela saiba escolher o caminho dela, guiando-se sempre pelo que é certo. As dificuldades sempre existirão, mas que ela tenha personalidade e perseverança para superar e aproveitar tudo que a vida lhe proporcionar, nos momentos bons e nos ruins”.

“Querida Gigi, você é e sempre será minha princesinha. Te Amo muito. Conte com a Mamãe, sempre. Beijinhos minha Palmitinho”.

Fotos dos aniversários mais recentes


Tomando café da manhã no aniversário de 7 anos.


Vestida de Sininho na comemoração 
do aniversário de 7 anos.


Aniversário de 8 anos, já na China.


9 anos!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário