sábado, 15 de março de 2014

O prazer de ter mais um casal de primos nos visitando!

A rotina de estudos da minha filha pequena tem ocupado meu tempo e, por conta disso, já estamos no meio de março e eu tenho alguns posts atrasados de fevereiro.

Não queria deixar passar em branco mais uma visita especial que tivemos por aqui: a do casal de primos Patrícia e Armando. Meu primo veio participar de um Fórum Internacional sobre Energia na Universidade de Chongqing (The International Power and Energy Reliability Forum - IPERF) que reuniu especialistas chineses e estrangeiros para debater e analisar vários aspectos do setor. Além de ser um dos palestrantes, o Armando recebeu dois títulos da Universidade – a inteligência está no sangue, kkkk!!

Armando recebendo seus títulos de 
Advisory Professor of Chongqing University e
Member of the Advisory International Committee of the Power and Energy Reliability Research Center of Chongqing University.
"Não é brinquedo, não!"

Lá ao fundo, o momento da apresentação dele.

Alguns alunos e mestres reunidos.
(fotos by Patrícia)

Depois de Chongqing eles vieram conhecer Beijing e nos visitar. Foram apenas cinco dias, mas consegui leva-los a todos os lugares mais importantes daqui. Acho que eles realmente gostaram e, como quase todos, saíram da China encantados com o desenvolvimento do país. Por mais que a pessoa conheça a história da China, sempre que chega aqui se surpreende com a infraestrutura das cidades, a organização, a grandiosidade de tudo. Como já falei várias vezes: tudo por aqui é superlativo!

Pena que a poluição atingiu níveis alarmantes por pelo menos uns três dias, quando tivemos até que sair de máscara, e atrapalhou um pouco a visita a alguns pontos, como a Grande Muralha.

Mascarados pela cidade.

Armando e Patrícia na Grande Muralha.

Em compensação, no dia em que visitamos o Palácio de Verão, o Morro do Carvão, a Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial, o céu estava limpo e tiramos bonitas fotos.


O casal no Palácio de Verão.
Céu azul, azul, sem poluição.

Eu e meu primo em frente à Cidade Proibida.

  
Dureza é na hora da despedida. Manteiga derretida, eu não consigo segurar as lágrimas, por mais que saiba que daqui a alguns meses já estarei de volta ao Brasil, mais perto de todos.

Só tenho a agradecer a visita dos dois. Apesar da correria – entra em ônibus (errado), pega metrô, táxi – corta a cidade pra lá e pra cá, conseguimos “cumprir nosso roteiro” com sobras.

O melhor de tudo foi poder relembrar os velhos e bons tempos, falar de nossos pais e mães, rir com as histórias de nossas filhas, enfim, reviver momentos que não voltam mais, mas que teremos sempre guardados na memória e no coração. Momentos como esses vividos com eles aqui em Beijing. 

Pena que o que é bom dura pouco.


Pra também não esquecer:
·       A Gigi adorou a ajuda e as dicas da Tia Patrícia nos exercícios de inglês.
·       As mágicas do Tio Armando também fizeram sucesso.

Gigi e os tios.

·       Os tios ficaram “assustados” com os deveres da Gigi. Viram o quanto “eu peno” pra tentar entender e traduzir os exercícios em chinês – tudo em caracteres!
·       Andar de táxi com o motorista de minuto em minuto “cuspindo” – é até um eufemismo - pela janela, não foi um momento tão bom assim, mas faz parte da cultura daqui e não viver o dia a dia do país, não teria graça, não é mesmo? Sorry...
·       Andar no metrô lotado também faz parte do roteiro!

Mas milagres também acontecem: essa estação estava vazia.
Em compensação, o trem? Sempre cheio!

·       Se vestir de Imperatriz e Imperador? O Armando fugiu dessa, mas eu e a Patrícia nos aventuramos.

Não podia faltar a foto como Imperatriz,
e eu me uni à Patrícia.

·       Em outubro de 2012 recebemos a primeira visita de parentes aqui na China: os também primos Gloria e Fernando. O Fernando e o Armando são irmãos: meus primos em 1° grau.

·       Temos ainda pouco mais de cinco meses aqui em Beijing. Aguardamos novas visitas! Aproveitem!




2 comentários:

  1. Muito obrigada, Andréa, pela acolhida maravilhosa que tivemos! Foram dias especiais realmente. Estava tudo perfeito, até a falta de chineses nas filas e monumentos (só para dar inveja ao Fernando...)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em compensação teve poluição!!! Também adorei ter vocês por aqui! Bjs.

      Excluir