domingo, 23 de setembro de 2012

Cloisonné


Você já ouviu falar de cloisonné? Então, vamos lá: é uma técnica artística que nasceu no ocidente – cloison, em francês quer dizer divisão - mas que foi aperfeiçoada pelos chineses, lá pelos idos do século XV, na dinastia Ming - não é de agora, então, que os chineses “copiam” as coisas. E, como conseguem fazer de tudo um pouco, os chineses conseguiram transformar o cloisonné chinês numa referência de alto padrão, beleza e qualidade: o melhor cloisonné do mundo!

Mas o que é exatamente o cloisonné? É uma técnica decorativa onde tiras finas de metal são aplicadas sobre uma superfície de cobre ou bronze, formando desenhos, que são preenchidos com esmalte colorido, vitrificado.

Visitei uma fábrica e pude ver as etapas de confecção do cloisonné. As peças de cobre são delicadamente decoradas pelos artesãos. 

As artesãs colam os pedacinhos de metal, uma a uma, para formar os desenhos.

É um processo bem artesanal.

Daí passam para o processo de pintura. Algumas peças são polidas e outras não, ficando com os detalhes em alto relevo. 

Artesã na etapa de pintura da peça.

No processo final, o cloisonné passa pelo forno, numa temperatura altíssima.

O forno que nos foi mostrado era bem arcaico. Com as peças enormes, com certeza,
é de um outro tipo. Imagina segurar um vaso enorme num forno desses?


Após o “making of” do cloisonné, fomos levados para a loja: hora de gastar dinheiro! Mas não foi dessa vez que comprei uma peça pra mim. Fiquei só pesquisando os preços, afinal, como é ponto turístico, devo voltar outras vezes com os amigos e familiares que vierem nos visitar.

A loja é encantadora. Tem peça de cloisonné de todo tipo, tamanho e cores. Do barato ao caríssimo. Do feio ao bonito, já que gosto não se discute, cada um tem o seu.

É até difícil escolher alguma coisa, tamanha a variedade de produtos.

Um show de cores...

...e de peças de todos os tamanhos.

Desde potinhos a pratos e vasos. Tem de tudo.


Peças lindíssimas.


Um desenho mais bonito do que o outro.

Os preços também variam muito.

Olha o tamanho desse vaso! O preço? 2.360.000 RMB!!
Aproximadamente R$760 mil.
Baratinho!!!!! Vou comprar uns dois iguais pra levar para o Brasil! 
Kkkkk!!!!!!

Os preços nessa fábrica são um pouco salgados. Ponto turístico é assim mesmo. Um vaso de 20 cm de altura estava custando cerca de 380RMB. Nos mercados aqui de Beijing é possível comprar por metade disso. O problema é que tem que olhar bastante, pra não levar "gato por lebre". Lembre-se: estamos na China!

Não foi desta vez, mas antes de ir embora, vou comprar alguma coisa de cloisonné, afinal, é uma arte chinesa que vale a pena ter em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário