segunda-feira, 11 de março de 2013

Homenagem dos Chineses ao Dia Internacional da Mulher


Bem, prosseguindo com meus posts atrasados, vamos em frente.
Na sexta-feira passada o mundo comemorou mais um Dia Internacional da Mulher. Não concordo muito com essas celebrações, porque acho que todo dia é dia da mulher, dia da mãe, do pai, das crianças... Mas a gente acaba indo no embalo e comemorando de alguma forma.

Aqui em Beijing fui convidada pra mais um evento social: eu e outras 1.200 pessoas. O evento, patrocinado pelo Governo Chinês, foi no Grande Salão do Povo - Rénmín Dàhuìtáng 人民大会堂 -  na Praça da Paz Celestial, e contou com a presença de mulheres de várias partes do mundo, que trabalham ou residem na China.  Nunca havia entrado naquele prédio, sede do Congresso Nacional, e onde os políticos, inclusive, estão reunidos até o dia 17, em discussões sobre o futuro do país, no processo que marca a troca do governo chinês.


O convite para o evento.

As grandes colunas da entrada já dão uma ideia do que vem pela frente lá dentro. O lugar é imponente, bonito e muito amplo. 


Foto da fachada do Palácio do Povo tirada em outra ocasião.

Logo que subimos as escadarias passamos pela revista habitual de segurança e nos dirigimos para o segundo andar do prédio. Lá, próximo às escadas, um enorme painel serviu de fundo para muitas fotografias das visitantes.


O hall de entrada.


Em frente ao enorme painel.


A mulherada foi recebida no Salão de Banquetes e acomodada em mesas redondas com 10 lugares.

Foi uma recepção muito rápida – durou apenas uma hora. Às três da tarde começaram os discursos. Foram dois, de duas senhoras dos comitês responsáveis pelo evento.

Em seguida um pequeno show que contou com a apresentação de uma dupla de acrobáticos – como sempre fantásticos em suas performances – números de óperas chinesas e italiana – também pra variar, né? – e apresentação de danças típicas. Um dos momentos mais animados foi quando um grupo afro subiu ao palco e dançou ao som do Waka-Waka com a cantora colombiana Shakira – bem que podiam ter convidado ela também, pra ficar mais autêntico! Eu e minhas duas amigas brasileiras - Cristiane e Cinara - estávamos sentadas justamente com quatro africanas e três senhoras do leste europeu.  Quando ouvimos a música, começamos a bater palmas, no que fomos seguidas por quase todas as outras pessoas do salão. Logo os fotógrafos e cinegrafistas presentes vieram pra tirar fotos e registrar nossa animação! As chinesas nos olhavam com sorrisos no rosto. Acho que elas não estão acostumadas com esse tipo de reação, mas gostam quando veem a animação das pessoas.

Palco montado no Grande Salão de Banquetes.



Eu e Cinara com as africanas e as europeias. 



Não houve nenhum banquete, pelo contrário: serviram um chá verde e um pratinho com um mini salgado e uma mini mini tortinha. Tudo muito simples. Tomei tanto chá que acho que emagreci um pouquinho!

Às quatro da tarde acabou a festa e nos levantamos para ir embora. “Evento ticado”, como dizemos por aqui.



Tudo muito amplo.


Uma das saídas do Grande Salão do Povo.


Do lado de fora a poluição que insiste em castigar Beijing.



O Grande Salão do Povo fica aberto às visitações e como minha ida ali foi muito “superficial”, pretendo voltar para conhecer o lugar. Só acho que vou ter que esperar essas reuniões do Partido acabarem, caso contrário não vou poder conhecer todos os salões do palácio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário