domingo, 31 de março de 2013

Mais uma Páscoa na China


Hoje é Domingo de Páscoa, mas nada aqui na China demonstra isso. A Páscoa para nós cristãos é a Morte e a Ressurreição de Cristo. Ressurreição significa vida.

Mas o quê os coelhinhos e os ovos de chocolate têm a ver com a Páscoa?

Em antigos rituais pagãos, a figura da lebre simbolizava fertilidade (vida), e estava associada à sorte. Em algumas culturas era comum a pintura de ovos cozidos – alguns países ainda mantém essa tradição. Mas com o tempo esses ovos foram substituídos por ovos de chocolate – grande sacada de alguém – e o comércio de chocolate nessa época do ano passou a ser algo fantástico! E como os homens de negócio não são bobos nem nada, começaram a colocar brindes nos ovos, começaram a fazer ovos de todos os tamanhos, brancos e pretos e por aí vai. Hoje em dia a Páscoa, assim como o Natal é, para muitos, sinônimo de “comércio”. Cabe a nós explicar para a criançada o verdadeiro sentido de cada data.

Enquanto nessa época os mercados brasileiros montam túneis de ovos de chocolate, enchendo suas prateleiras, aqui na China não há sinal de Páscoa nos supermercados. Pra não dizer que não tinha um ovo sequer, achei um ovinho do KinderOvo. O jeito foi apelar pra barra de chocolate, o que inclusive é muito mais negócio no Brasil, já que os Ovos de Páscoa estão cada vez mais com seus preços pela hora da morte!

Esse ano o coelhinho entrou aqui em casa, mas não deixou suas patinhas marcadas no chão. Ouvi dizer que ele está com dores nas costas! Mas deixou uma cenoura pra Gigi – ela adora cenoura crua – além de uma barra de chocolate e um KinderOvo. Pra Amanda ele deixou também uma barra de chocolate.

No almoço, aqui em casa, nos reunimos com os amigos Cristiane, Fernando, Melissa e Fernanda. Fiz arroz, dois pratos de bacalhau – gratinado e À Espanhola – enquanto que a Cris trouxe carne assada, maionese e farofa. Ontem as meninas já haviam preparado vários bolinhos, tipo cupcake, que comemos de sobremesa. Nada como estar com amigos pra celebrar uma data como essa. Daqui de longe espero que nossos familiares tenham tido, também, um dia abençoado!


FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário