terça-feira, 1 de outubro de 2013

64 Anos da República Popular da China



Hoje os chineses comemoram o 64° Aniversário de fundação da República Popular da China. É feriado nacional, a data mais importante do país, juntamente com o Ano Novo Chinês. Até o dia 07, os chineses têm alguns dias de descanso. Mas é um feriado meio estranho, porque o país não para totalmente. Shoppings ficam abertos, bancos, mercados... As escolas fecham e as aulas só recomeçam dia 08, mas os dias parados serão compensados e os estudantes chegam a ter aulas aos domingos. Aqui não tem moleza.

A história da China – uma das civilizações mais antigas do mundo - é uma história marcada por um regime imperialista. Mas no início do século XX o país vivia imerso em guerras civis que acabaram levando a um golpe de estado. Em janeiro de 1912, chegava ao fim mais de dois mil anos de domínio imperial e nascia a República da China.

Só que os problemas do país não terminaram aí. O Kuomintang, partido que comandava a nação, continuou em conflito com os Comunistas. O único momento em que os dois partidos deram uma trégua em suas brigas internas, foi quando se uniram para derrotar o Japão, na Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945).

Após a vitória sobre os japoneses, a China recaiu na Guerra Civil, até que em 1949 os Comunistas, liderados por Mao Tse-Tung, derrotaram o Kuomintang, tomando a liderança do país. Então, em 1° de Outubro de 1949, Mao proclamou a criação da República Popular da China. Desde então, a China é uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China, o poderosíssimo PCC, sob um sistema unipartidário.

Quando vim para a Beijing, há pouco mais de um ano e meio, esperava poder ver o imponente e monumental desfile militar que os chineses costumam fazer bem em frente à Cidade Proibida, no Dia Nacional da China, 1° de Outubro. Dizem que é realmente incrível assistir aos chineses marchando, em sincronia perfeita, além da oportunidade de ver parte do poderoso material bélico que eles costumam mostrar ao público e que chama a atenção de todo o mundo, que está sempre de olho no que a China desenvolve na área militar.


O último desfile aconteceu em 2009, na comemoração dos 60 anos da RPC. Pelo que soube, esse desfile só acontece de cinco em cinco anos, o que significa que o próximo será realizado somente no ano que vem. Infelizmente não estarei mais por aqui, mas, por outro lado, estarei muito feliz por estar retornando ao Brasil.


A bandeira da República Popular da China



A atual bandeira da República Popular da China foi adotada a partir de 27 de setembro de 1949. Sua cor predominante é o vermelho, que simboliza a Revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder na guerra civil de 1949. 

No canto superior esquerdo estão dispostas uma estrela grande e quatro pequenas, sendo todas na cor amarela e de cinco pontas.

A estrela grande simboliza o PCC (Partido Comunista da China) e as quatro menores o povo chinês.

O amarelo das estrelas representa o brilho da luz no solo chinês.

O posicionamento das estrelas representa a união e o engajamento entre o povo chinês e o Partido Comunista da China.

Vale lembrar que o vermelho e o amarelo, desde os tempos do Império, sempre foram as cores consideradas de boa sorte, fortuna e prosperidade na China.

O amarelo, por exemplo, era a cor sagrada do Imperador, ninguém mais podia usá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário