quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ho Chi Minh e Nha Trang – conhecendo mais do Vietnam – parte 1

Estou devendo vários posts por conta de problemas aqui no computador. Ele ainda não está funcionando direito, já que o cursor insiste em ficar mudando de lugar, mas resolvi tentar escrever alguma coisa sem perder a paciência – não é fácil digitar e ter que ficar consertando as palavras que vão sendo apagadas. Mas vamos ao trabalho.

A temperatura em Beijing nessa época do ano fica quase sempre abaixo de zero. Por isso decidimos passar as festas de final de ano num lugar longe do frio. Escolhemos o sul e o centro-sul do Vietnam. Em Outubro/Novembro de 2012 conheci a capital Hanói e a bela Ha Long Bay - ver post de 22 de Novembro de 2012, "Conhecendo a Coreia do Sul e o Vietnam - parte 2, Hanói e Ha Long Bay".

Nossa primeira parada foi em Ho Chi Minh, a maior cidade do país com uma população aproximada de nove milhões de habitantes. A cidade recebeu esse nome em 1976, em homenagem ao líder comunista Ho Chi Minh. Anteriormente ela era conhecida como Saigon, a capital da Cochinchina, colônia francesa entre 1859 e 1954. Muitos ainda se referem à cidade pelo nome antigo, Saigon.




Mapa do Vietnam


Quando estive em Hanói, achei a cidade “apertadinha”, com ruas estreitas, trânsito louco com tantas motos e uma população mais pobre. Ho Chi Minh é diferente: as ruas são mais largas e as antigas construções em estilo francês – herança da colonização – dividem espaço com modernas construções, como a torre do Bitexco Financial Tower, com seus 262,5 metros de altura.

Bitexco Financial Tower

Quanto às motos, bem, essas estão por todos os lugares. Uma loucura.

As motos tomam as ruas.


Visitar as atrações de Ho Chi Minh é bem fácil, e exige apenas algumas boas caminhadas. No primeiro dia fui voto vencido - queria conhecer os lugares a pé - mas a minha turma da preguiça preferiu optar por fazer um tour pela cidade a bordo das famosas bicicletas vietnamitas, um triciclo impulsionado por esforçados e simpáticos vietnamitas. Simpáticos e malandros. Não acertamos direito o preço do “pacote” e acabamos morrendo numa grana no final. Nada absurdo, mas até de táxi teria sido mais barato. Tudo bem, colaboramos com o Natal deles.

Passeando de triciclo por Ho Chi Minh.



O primeiro lugar que visitamos foi o Museu de Vestígios da Guerra (War Remnants Museum) que fica num antigo prédio do Serviço de Informações dos Estados Unidos.

Museu de Vestígios da Guerra.

No pátio externo estão expostos carros de combates, aviões, barcos e armamentos que os vietnamitas tomaram dos americanos, na Guerra do Vietnam (1956-1975).

Exposição do lado de fora do Museu






Eu só não esperava ver o que vi dentro do prédio de exposições do Museu. Fotos, armas, relatos e provas das atrocidades cometidas pelos soldados americanos durante a guerra. Eu sabia que os americanos não haviam sido bonzinhos – como também não foram os vietnamitas – mas o quê o museu mostra é algo assustador e inconcebível que tenha sido feito por seres chamados “humanos”. E mesmo que os vietcongs – o pessoal do norte – também tenham cometido atrocidades, um erro não justifica o outro.

As paredes do museu revelam um cenário de horror que fazem dos filmes que assisti no cinema e na tv simples brincadeirinhas de guerras.

A foto mostra quatro soldados americanos
posando junto às cabeças de dois
soldados vietnamitas.
Os corpos, decapitados, fazem parte
do "macabro troféu".

Mulher tenta fugir com os filhos pelo rio.

Foto tirada no momento em que
uma bomba atinge o solo.


Muitos podem argumentar que ali está a guerra contata pelos vietnamitas, mas as provas são irrefutáveis. Soldados americanos segurando como troféu partes do corpo de um vietnamita, fotos de torturas, vídeos como o de um preso vietnamita sendo jogado, vivo, do alto de um helicóptero. Imagens que chocam.

Não poderia faltar a premiada foto da menina Phan Thi Kim Phúc, tirada em oito de junho de 1972, no momento em que ela corria nua, pela rua, após um ataque americano com a temível bomba Napalm, aquela que espalhava fogo ao atingir o alvo.

A pequena Phan Thi Kim Phúc, na foto
tirada por Huynh Cong Ut (Nick Ut) chocou o mundo, virou
ícone da Guerra do Vietnam e deu
ao repórter fotográfico vários prêmios,
como o Pulitzer.

Além da incendiária Napalm, os americanos usaram bombas químicas na Guerra do Vietnam, como a que continha o chamado “Agente Laranja”. Esse produto, despejado sobre as cidades por aviões, não somente o solo e a água do país, como deixou sequelas que já duram gerações. Milhares de pessoas nasceram com deficiência física, muitos bebês nem chegaram a nascer, e outras milhares de pessoas não resistiram aos efeitos dos agentes químicos.

Salão dedicado a exposição sobre o
"Agente Laranja".

Algumas das vítimas da guerra química.

Avião americano despejando o
temível "Agente Laranja".

Mais vítimas da Guerra.

Fetos deformados conservados em formol mostram
os efeitos das armas químicas.

Essa linda menina se chama Jennifer e na época
da foto tinha dois anos e meio.
Ela nasceu com uma deformação congênita no
braço direito. Seu pai era um soldado americano que lutou
na Guera do Vietnam. Ele foi contaminado pelo
"Agente Laranja" e passou a doença para a filha.


Diante de algumas fotografias fiquei com os olhos cheios d’água e confesso que saí do museu impressionada e triste com tudo o que vi. Assim como me emocionei quando estive em Hiroshima, no Japão, não consegui segurar a revolta com tanta barbárie e mais uma vez me peguei fazendo a mesma pergunta: “Pra quê servem as guerras”?


No local funcionou, também, uma prisão, na
época da colonização francesa.

Reprodução de uma cela.


Morcegos no teto assustaram a gente!

Caixas de tortura.

A famosa guilhotina,
mais uma "herança" dos franceses.


Olha esse "Vietcong".


Paz!
Uma pequena palavra 
que a humanidade insiste
em não entender.



Só para lembrar:

·        Os americanos entraram na Guerra do Vietnam para apoiar o Vietnam do Sul na luta contra o governo do Vietnam do Norte, reconhecidamente comunista. Após expulsarem os franceses de seu território (1954), os vietnamitas se dividiram em dois estados rivais, Norte e Sul.
·        Na Guerra do Vietnam, os comunistas que apoiavam o Vietnam do Norte eram: China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba, Bulgária, a então Tchecoslováquia, o Khmer Vermelho, o Pathet Lao – grupo nacionalista do Laos – e os Vietcongs ou Frente de Libertação Nacional, organização política que contava com um exército e uma guerrilha.
·        Ao lado dos americanos e dos Vietnamitas do Sul estavam a Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Laos, Filipinas e a República do Khmer.
·        No dia 30 de abril 1975 as tropas do Vietnam do Norte invadiram Saigon – a capital do Vietnam do Sul – no episódio que ficou conhecido como “A Queda de Saigon”, estabelecendo a vitória dos comunistas.
·        Soldados americanos e vietcongs foram acusados de crimes de guerra, mas o número de punidos foi irrelevante.
·        O número de mortos numa guerra é quase sempre divergente. Alguns apontam que cerca de quatro milhões de pessoas morreram na Guerra do Vietnam.

·        No dia 2 de julho de 1976 o Vietnam do Norte e do Sul passaram a formar um só país, a República Socialista do Vietnam, com a capital em Hanói.


Flag of South Vietnam.svg Vietnam do Sul

FNL Flag.svg Frente de Libertação Nacional - Vietcong

Flag of Vietnam.svg Vietnam do Norte. Atual bandeira da República Socialista do Vietnam. 

Para maiores detalhes sobre as bandeiras acessar o link abaixo:http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_flags_of_Vietnam

Nenhum comentário:

Postar um comentário