quinta-feira, 22 de março de 2012

O metrô de Beijing

Pela primeira vez andei de metrô aqui em Beijing. É limpo, organizado e, é claro, cheio! São 15 linhas espalhadas pela cidade. E ainda tem mais em construção. Mas com tanta gente por aqui, é um sistema de transporte que ajuda, e muito, a diminuir o trânsito nas ruas. Fico imaginando se não tivesse metrô nessa cidade. Seria um caos!
Gigi e Tuninho na entrada da estação.
Pouco antes das roletas somos obrigados a passar com a bolsa por um detector de metais, iguais aos usados nos aeroportos. Segurança é um assunto sério aqui na China.
Os tickets podem ser comprados nos guichês ou nos terminais eletrônicos. Muito parecido com o metrô de Hong Kong. A diferença aqui é o preço. Não importa para onde você vai, a passagem custa 2 RMB por pessoa (R$0,55). Lá em Hong Kong o preço variava de acordo com a estação de destino.
É interessante o vidro que existe entre a plataforma e os trilhos do trem. Não há o risco do passageiro cair nos trilhos se levar um empurrão, por exemplo. Vai é dar de cara no vidro. Evita, também, os suicídios.

Olha a tal porta de vidro. Depois dela estão os trilhos.

Um sistema de alto-falantes avisa, em chinês e em inglês, quando o trem está chegando. As placas também estão em chinês (ideogramas) e em inglês. Dentro dos trens painéis luminosos indicam as estações de parada e em quais é possível fazer a troca de uma linha para a outra. Tudo bem explicadinho.
O único problema é na hora de entrar e sair do trem. Apesar das filas, as pessoas não têm muita paciência e saem empurrando uns aos outros. Você não pode marcar bobeira e ficar olhando pra ontem, ou corre o risco de ser, literalmente, esmagado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário