quarta-feira, 14 de março de 2012

Pepino do Mar

Mais uma descoberta. No outro dia me deparei com um bicho estranho – dos muitos que já vi por aqui – na peixaria do Walmart. Cheguei a colocar uma foto dele no blog. Olha ela aí embaixo de novo.


No final de semana fomos fazer compras no Carrefour e vi essa coisa estranha novamente. E, em cima, o nome: Sea Cucumber ou Pepino do Mar. São animais marinhos usados na forma fresca ou seca, em culinárias diversas. Fui pesquisar e descobri que o mercado asiático de pepino do mar movimenta cerca de 60 milhões de dólares por ano! Esse bichinho é muito apreciado não só aqui na China, mas também em Hong Kong, Singapura, Taiwan, Malásia, Coréia e Japão.

Na maioria dos pratos o pepino do mar tem uma textura escorregadia. Os ingredientes comuns que acompanham os pratos de pepino do mar incluem melão de inverno, vieiras secas (um molusco marinho), cogumelo Shiitake, e couve-chinesa. Escorregadia? Éka!!

O pepino do mar costuma ser pescado nas grandes barreiras de corais da Austrália, a uma profundidade de até 40 metros.

Essa coisa é considerada uma iguaria por aqui. É caríssima. No carrefou tinha uma bandeja de pepinos do mar sendo vendida pelo equivalente a R$1900,00!! E olha que o sabor é descrito como "de mau gosto e sem graça”. A forma seca também é utilizada na medicina tradicional chinesa.  A crença popular daqui atribui qualidades afrodisíacas para a saúde sexual masculina. Também é considerado um restaurador para tendinite e artrite.

É, vivendo e aprendendo. E cada dia mais achando a culinária chinesa ainda mais bizarra!









Nenhum comentário:

Postar um comentário