sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Festival das Lanternas, Valentine's Day e Amanda a caminho do Brasil

Essa sexta-feira é especial para os chineses: por aqui se comemora o último dia do Ano Novo chinês, ou Festival da Primavera: é o chamado Dia do Festival das Lanternas. Assim como no ano passado, hoje à noite vamos sair para soltar algumas lanternas – balões de papel fino – e fazer pedidos de um ano de saúde, sorte, felicidade e muito amor. Por falar em “amor”, o Festival das Lanternas desse ano cai justamente no Dia dos Namorados - enquanto no Brasil comemoramos a data em 12 de junho, os outros países comemoram o “Valentine’s day” no dia 14 de fevereiro. Se o céu estiver limpo, os amantes poderão vislumbrar a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo Chinês – justamente o 15° dia do primeiro mês lunar.


Valentine's day

Festival das Lanternas


Mas se por um lado vou me divertir com as tradições chinesas, por outro estou triste porque minha filha mais velha retornou hoje ao Brasil para se dedicar aos estudos, em busca de uma vaga no vestibular da UnBUniversidade de Brasília – que será realizado no mês de junho. Se tudo der certo – e com certeza vai dar, porque ela é uma menina muito estudiosa – em agosto ela pode estar começando a tão sonhada universidade – de engenharia mecânica ou de produção, ela ainda não se decidiu. O coração de mãe está apertadinho, mas lá atrás eu já sabia que, um dia, ela iria alçar seus próprios voos. Ela ainda não é independente, mas está trilhando o caminho dela em busca da realização de seus sonhos. Ela sempre nos encheu de orgulho e, essa escolha dela, de voltar antes, abrindo mão de alguns passeios que talvez ainda tenhamos pela frente, deixando de ficar aqui só de “curtição” para se empenhar nos estudos, mostra bem o objetivo que ela tem em mente. Quando disse pra ela: “Fica com a gente, são somente mais seis meses”, ela me respondeu mais ou menos assim: “Mãe, eu sou jovem e, no futuro, posso viajar por todos os lugares que, talvez, deixe de conhecer agora”.  Diante de tamanha determinação, só podemos apoiá-la e desejar todo o sucesso do mundo e que ela seja, sempre, muito feliz! Mas que o coração aqui tá tristinho, ah, isso está! 

Te Amo, Amanda!!!

Curiosidade:

·        No Brasil o Dia dos Namorados, em 12 de junho, é comemorado na véspera do Dia de Santo Antonio – 13 de junho - o chamado “santo casamenteiro”.

·        Já o Valentine’s Day, o dia dos namorados em quase todos os outros países, e que é comemorado em 14 de fevereiro, recebeu esse nome em homenagem a São Valentim, um “santo” que não é reconhecido pela Igreja Católica porque, segundo ela, faltam dados que comprovem que ele realmente existiu.

Uma das lendas diz que Valentim foi um sacerdote cristão, romano, que celebrava casamentos em segredo, indo de encontro às ordens do Imperador Cláudio II, que acreditava que os jovens solteiros eram melhores guerreiros.

Valentim foi preso e torturado, mas veio a se apaixonar pela filha de um carcereiro, com quem passou a trocar cartas de amor. Em 14 de fevereiro do ano 270, Valentim foi decapitado.


·        Assim como o Brasil, a China também tem um dia diferente para o Dia dos Namorados. A data é celebrada no sétimo dia do sétimo mês lunar. É o chamado  Qīxì jié (七夕節), o Festival Qixi que, esse ano, cai no dia 02 de agosto. No post do dia 13 de agosto de 2013, escrevi sobre essa comemoração chinesa.




                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário