sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fotos e video do Festival da Lanterna

Esse post é só pra mostrar algumas fotos nossas de ontem, quando comemoramos com os chineses o Festival da Lanterna – assunto do meu texto anterior. Soltamos mais de 15 delas! Uma diversão. O problema foi o frio, que estava de lascar. Após umas duas horas soltando lanternas, já não sentia os dedos das mãos e dos pés. Estavam congelando! Brrrrrrrrrrrrrrrr!

Mas valeu a brincadeira. E, o mais legal, é confraternizar com os chineses, uns ajudando os outros na hora de acender a lanterna. Pede isqueiro aqui, empresta isqueiro ali, segura a lanterna pra não deixar pegar fogo...

Como era também o "Valentine’s Day” havia muitos casais soltando lanternas em forma de coração.  As ruas estavam cheias.

Os vendedores de rosas fizeram a festa, assim como os vendedores de balões decorativos, daqueles metalizados, de ursinho, coração, Hello Kitty, etc.

Triste era ver a truculência de alguns seguranças do shopping onde estávamos que chegavam perto desses vendedores e, na maior grossura, soltavam todos os balões, só pra impedir a venda dos produtos. Esse tipo de comércio ambulante é considerado ilegal por aqui – apesar de estar por toda a parte – mas os caras não precisavam ser tão grossos.

Além das lanternas que enfeitavam a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo Chinês, os fogos de artifícios coloriram o céu e fizeram muito barulho.

Após 15 dias de comemorações – sendo 7 dias de feriado oficiais – é hora  da maioria dos chineses retomar o trabalho, a criançada  retornar às aulas após as férias de inverno, e o país seguir sua rotina normal. O trânsito vai ficar um caos, as ruas cheias, metrôs lotados... Vida que segue.

Folga, agora, só em abril, nos dias 05, 06 e 07, quando os chineses celebram o Festival Qingming (Dia de limpeza das sepulturas), o feriado de finados daqui (ver post de 02 de abril de 2013 – “Feriado de Finados aqui do outro lado do mundo”).


Gigi se preparando para soltar a lanterna.


Minha sobrinha Camila se divertiu muito...


...E ainda ganhou um fã chinês em pleno Valentine's Day na China.

Ele deu uma rosa para ela!

Preparando mais uma lanterna para subir...

...enquanto Gigi segura muitas outras.
Eram tantas - na verdade umas 20 - que 
algumas pessoas chegaram a nos perguntar
se estávamos vendendo lanternas!

Lá vai mais uma de nossas lanternas.


Fogos e mais fogos na noite de Beijing.


Demos uma rosa para a Gigi, 
que ficou toda contente. 


Curtindo a decoração do Solana Mall.

Vendedores de balões por todos os lados.



Pequeno video de uma de nossas lanternas.

.






Nenhum comentário:

Postar um comentário