quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“Chun jie kuai le!” Feliz Ano Novo!

Aqui na China está começando o Festival da Primavera, mais conhecido como o Ano Novo Chinês, a época mais importante do ano para os chineses. É uma mistura do nosso Natal com o nosso Ano Novo. Assim como fazemos, eles reúnem a família para uma deliciosa ceia de véspera. A grande maioria deixa a cidade grande e vai para o interior rever os pais, levar dinheiro e presentes. O país para por cerca de 15 dias. Os chineses não costumam ter férias no trabalho, por isso aproveitam ao máximo esses dias de folga. Ao longo do Festival, os chineses realizam diversas atividades culturais e recreativas, seguindo suas mais antigas tradições.

Antigamente, quando a China usava o calendário lunar, o primeiro dia do primeiro mês, a Festa da Primavera, se chamava “Ano Novo”. Depois da revolução de 1911, o país passou a usar o calendário gregoriano, assim como nós ocidentais. O ano novo chinês não tem uma data fixa no calendário gregoriano, variando entre o final de janeiro e meados de fevereiro. O último dia do festival do Ano Novo Chinês é o 15º dia do primeiro mês lunar, quando é comemorado o Festival da Lanterna – na ocasião entro em mais detalhes sobre o assunto. O Festival da Lanterna será no dia 06 de fevereiro.

Hoje, dia 23 de janeiro, pelo calendário lunar chinês, é o primeiro dia do ano 4010. Ontem, durante todo o dia e, principalmente, à meia-noite, o céu de Beijing foi tomado pelos fogos de artifício. Foram horas e horas de muita luz e cores. Uma comemoração muito bonita, que me lembrou Copacabana. Só que a quantidade de fogos é muito maior por aqui! E olha que em alguns locais é proibido soltar fogos. Mas quem disse que os chineses respeitam isso? Na maior cara de pau eles soltam seu rojões bem em frente às placas. A polícia passa perto, mas não faz nada. Imagina se ia ter cadeia pra todo mundo?

2012 é o ano do dragão, uma das figuras mais importantes do horóscopo chinês. Os chineses relacionam cada ano a doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Os doze animais são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Ano passado foi o ano do coelho, então, pela ordem, esse é o ano do dragão.

De acordo com os astrólogos orientais, o ano do dragão é uma boa época para se fazer reformas, progressos e mudanças. Oba, tô por aqui!

É um ano bom para se casar, ter filhos, iniciar uma atividade nova, já que o dragão também traz sorte e felicidade, segundo os chineses.

Mas, por outro lado,como é um ano ligado a água e a terra, os adivinhos de plantão também prevêem desastres naturais como terremotos e inundações. Ai, já quero voltar!

Está dando pra entender, então, porque o dragão é o animal mais esperado e ao mesmo tempo temido pelos chineses que esperam esse ano novo com um misto de esperança e cautela.

Mas que só venham as coisas boas! E como já sou “quase chinesa” comprei no Carrefour um dragãozinho de pelúcia para minha filha mais nova. E viva o Ano Novo Chinês!!!

Um comentário:

  1. COMENTÁRIOS RETIRADOS DO ANTIGO BLOG

    Feliz Ano Novo!!! Ter filhos neste ano é bom, então? :o)) beijos!
    Silvia | ssrossetto@yahoo.com.br | 25/01/2012 08:30

    Queridos amigos, adorei a ideia do blog, assim podemos ter uma noção da aventura de viver "do outro lado do mundo". Estaremos acompanhando cada novo post e, se tudo der certo, nos veremos em breve por aí.... Realmente as diferenças culturais devem ser enormes mas isso vai tornar cada dia ainda mais interessante pra vcs. Beijos e abraços, e muita calma, tá só começando.
    Paulo Diamantino | diamantino99@gmail.com | 23/01/2012 23:38

    Nossa, como passa o tempo, vcs na China. Fico mto feliz por vcs terem o apoio da Ingrid e o Pixinine que são nossos amigos mto queridos. Imagino o choque cultural que devam estar passando, como nos aqui tb passamos, agora depois de quase 2 anos ja tiramos de letra, mas sempre com nosso comportamento ocidental e tentando mostrar e dar o bom exemplo. As vezes esses detalhes irrita, sobretudo no inicio, mas saiba que é temporario e pelo contario aproveitem e conheçam essa cultura, quem sabe no futuro sai um livro da sua experiencia. Desejo a vcs um otimo inicio de ano nesse novo pais que tenho certeça vai trazer mtas alegrias para a familia. Curta mto! Estamos programando a nossa viagem para visitar vcs e poder estar juntos a familia Pixinine, familia Caputo e familia Diamantino. Fiquem com Deus, bjssssss
    23/01/2012 20:45

    ResponderExcluir