segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entrando numa fria, mas no bom sentido – 1ª parte

No sábado fomos, juntos com vários amigos, conhecer dois pontos turísticos aqui perto de Beijing: o Badaling Ski Resort e o 26º Festival das Lâmpadas e do Gelo no desfiladeiro de  Long Qing, em Yanqing.

Até nossa primeira parada levamos cerca de uma hora numa estrada muito boa. No caminho, avistamos três seções ou passos da Muralha da China, o mais famoso deles o de Badaling, que é a parte mais visitada da muralha (um passeio certo para outra ocasião).

No resort a diversão foi total. Para mim e minhas filhas foi o primeiro contato com a neve. Tudo bem que é uma coisa meio “fake” – o que será que não é fake em se tratando de China? – porque ao redor do resort não há um pingo de neve.

Colocar a roupa e se adaptar ao peso das botas do equipamento foram nossos primeiros desafios. Parecia uma astronauta andando na lua... aqueles passos grandes, todos desengonçados. Pegamos os esquis e lá fomos nós, eu e Gigi. A Amanda, adolescente, sumiu com os amigos. Já meu marido ficou com a turma que não quis esquiar. Ficaram só na cervejinha e encarregados de tirar as fotos.

Colocar os esquis, no início, foi difícil, porque dava medo de cair estatelada no chão. Mas depois que se pega o jeito é até fácil. Equipadas, eu e Gigi demos os primeiros passos na pista de neve. Bem legal. Nos equilibramos bem e fomos nos movendo com a ajuda dos bastões. Depois de algum tempo decidimos nos arriscar na rampa menor, a de iniciantes. “Iniciantes”: acreditei nisso e me empolguei. Para ir ao topo da pista é preciso subir uma esteira rolante. Até aí tudo bem. Só que ao sair lá em cima, perdi o equilíbrio e caí no chão. Ai, meu braço. Que dor. É, a neve é dura! Gigi, na frente, parecia uma “expert” e saiu direitinho da rampa. Sorte a minha que um chinês do resort me ajudou a levantar e a recolocar o esqui do pé direito, que saiu com a queda. Quando eu já estava em pé, levei uma trombada de duas chinesas que saíam da rampa. Quase fui ao chão novamente.

Passado o mico, me preparei para descer a rampa com a Gigi. Só que peguei embalo e lá fui eu ladeira abaixo, numa velocidade que pra mim parecia enorme. E o medo de cair ali? A dor da queda anterior ainda era grande e fiquei imaginando que podia me quebrar toda se caísse naquela velocidade. Na verdade não estava tão rápido assim, mas a sensação não era nada boa. Pior de tudo foi ouvir a Gigi dando gritinhos atrás de mim – e eu sem poder me virar para olhar. Se ela caísse eu não teria como parar ali no meio para ajudá-la. O coração de mãe ficou na boca. Que loucura. Quando comecei a me aproximar do final da pista, vi um bando de chineses na minha frente e achei que faria um “strike”. Como se freia nessa coisa? Virei o bico dos esquis para dentro e a velocidade diminuiu. Ufa, cheguei inteira! Olhei para trás e lá vinha a Gigi, como uma profissional, deslizando devagarinho, equilibrada e dando seus gritinhos charmosos. Muito fofa! Já tô até pensando em inscrevê-la, no futuro, numa Olimpíada de Inverno!!!!

Depois da experiência na pista pequena, nem me arrisquei na pista média e muito menos da grandona. Eu certamente ia sair rolando, com esqui voando pra tudo quanto era lado. Resolvi ficar deslizando na parte plana: era bem mais seguro.

Outra atração no resort é uma rampa onde se desce dentro de uma boia. Um bobsled  popular, digamos assim. Entrei e a Gigi sentou no meu colo. A boia tem um fundo e sobre ele um papelão. Na subida, ela vai presa a um cabo. Meu bumbum foi deslizando e batendo o tempo todo na neve. Bom pra celulite! Na parte alta o cabo se solta sozinho e lá vamos nós, colina abaixo. A boia pega uma velocidade enorme e vai girando, de um lado para o outro, batendo de encontro às paredes de gelo. A sensação é de que você vai sair voando, cuspido da boia. Já viram que gostamos de coisas radicais, não é? Apesar do sacolejo e de bater aqui e ali, gostamos e fomos uma segunda vez, o que é sempre melhor, já que o susto inicial já ficou para trás.

Na hora de ir embora, mais uma olhadinha para as pistas e a promessa de retornar um dia, para aprimorar as habilidades de esquiar na neve.
FOTOS DO PASSEIO
Muralha da China
Uma das seções da Muralha da China

Brasileiros no Badaling Ski Resort


Descendo com a Giovanna na boia

Das três, só a Gigi não caiu
Gigi brincando com a pedra de neve
Família Caputo no Badaling Ski Resort






Um comentário:

  1. Hahaha muito legal mae!!♥ Gostei da parte que tu disse ( das tres so a gigi nao caiu ) kkkkk Bjsss!! Te amoo muito!!
    Bjss!! Gigi!!

    ResponderExcluir