terça-feira, 13 de agosto de 2013

Festival Qixi - Dia dos Namorados na China

Pelo calendário chinês, hoje é o sétimo dia do sétimo mês lunar. Dia de se comemorar o Qīxì jié (七夕節), o Festival Qixi, também conhecido como Dia dos Namorados. 

O Festival tem sua origem a partir de um milenar conto popular sobre uma tecelã de nuvens (Zhīnǚ ) e um vaqueiro (Niú láng 牛郎) que se apaixonam e se casam. O casamento entre uma imortal e um mortal enfureceu a mãe de Zhīnǚ, a Rainha e Deusa do Céu, (Wáng mǔ 王母), que resolve criar a Via Láctea para separar os dois.

Apenas uma noite a cada ano – o sétimo dia do sétimo mês lunar – é que os dois podem se reencontrar. É quando gralhas enviadas pela Rainha Mãe formam uma ponte pela qual os dois se unem.

O reencontro dos amantes.

A noite do Dia dos Namorados Chinês é tradicionalmente reservada para a procura no céu da estrela Vega – a estrela mais brilhante da constelação de Lira, que representa Zhīnǚ – e de Altair, a estrela mais brilhante da constelação de Áquila, que representa Niú láng.  A releitura do clássico conto de Zhīnǚ e Niú láng também costuma ser feita nesse dia.


As estrelas Vega e Altair.


A lenda romântica de Zhīnǚ e Niú láng, que tem mais de 2600 anos, também é celebrada no Japão, onde recebe o nome de Tanabata Festival, e na Coréia, onde é chamada de Chilseok.

No dia de hoje, também conhecido como Festival do Duplo Sete - sétimo dia do sétimo mês lunar - recém-casados e mulheres solteiras costumam oferecer frutas, flores, chá e pó facial para Zhīnǚ e Niú láng. Após as oferendas, metade do pó facial é jogada no telhado e a outra metade é dividida entre jovens mulheres. As chinesas acreditam que ao fazerem isso terão a beleza de Zhīnǚ.

Baseado nessa lenda - onde um bando de gralhas forma uma ponte para reunir os amantes - um par de gralhas passou a simbolizar felicidade conjugal e fidelidade.

Quando chove nesse dia, os chineses dizem que as lágrimas do casal estão caindo do céu. Será que hoje vai chover? 


Flores à venda na entrada da estação do Metrô.






Nenhum comentário:

Postar um comentário