segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Porcelana Chinesa

Uma das criações mais belas da China é, sem dúvida alguma, a porcelana. Achados arqueológicos apontam a fabricação das primeiras porcelanas chinesas na Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C).

Mas o aparecimento dessas peças de arte para o mundo foi durante a Dinastia Ming (1368-1644), quando a cobiçada louça azul e branca chegou ao continente europeu pelas mãos do navegador veneziano Marco Polo. A partir daí, o comércio da porcelana foi expandido para a Ásia, África e o restante da Europa pelas rotas marítimas e pela Rota da Seda.

Vaso Ming.


Os países de língua inglesa costumam se referir a porcelana chinesa como “China” ou “fine China” (porcelana fina).

A porcelana chinesa é feita de um material cerâmico aquecido em fornos a temperaturas entre 1200°C e 1400°C.  Esse material é produzido da argila de caulino (também conhecida como caulinita ou “china clay” – argila chinesa), um mineral branco. “Caulim” deriva da palavra chinesa Gāolǐng, 高嶺 (“colina alta”), nome de uma vila no norte da China perto de Jingdezhen, na Província de Jiangxi, de onde o mineral era retirado.


Localização de Jiangxi.


A cidade de Jingdezhen (Jǐngdézhèn, 景德) é considerada a “capital da porcelana” por sua história de fabricação da cerâmica desde o século VI d.C. Uma jarra azul e branca produzida durante a Dinastia Yuan (1271-1368), em Jingdezhen, foi arrematada pelo equivalente a 230 milhões de Yuan em 2005, num leilão em Londres (algo em torno, atualmente, de R$ 82 milhões). Uma relíquia para os colecionadores.

A produção da porcelana chinesa é um trabalho ainda bem artesanal, que exige mão firme e bons olhos por parte dos artesãos. Visitei uma fábrica de porcelana e fiquei encantada com as mulheres desenhando e pintando as peças. Realmente uma arte.


Artesã em pleno trabalho.


É preciso ter mão firme e vista muito boa.


A tradicional porcelana azul e branca...


... A porcelana com detalhes alaranjados...


... E a amarela. Tem ainda verde, vermelha, colorida...
Mas a azul é hors concours.



O tempo passa e a tradicional porcelana azul e branca não sai de moda. É só olhar nas revistas de decoração pra achar, pelo menos, um par de vasos chineses enfeitando um lugar da casa.


Porcelana chinesa na capa de revista de decoração.

Obviamente que nessa minha passagem pela China não poderia deixar de comprar alguns vasos de porcelana chinesa. Nada que chegue aos pés da porcelana de Jingdezhen, mas são peças muito bonitas que vão enfeitar nossa casa e ao mesmo tempo nos recordar dos bons momentos vividos aqui na China.

Algumas de minhas aquisições chinesas.








2 comentários:

  1. Oi! Estou indo para China e quero comprar algumas peças de porcelana. Onde vc comprou e como fez para trazê-las para o Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Meu nome é GERALDO,e adquiri um vaso chinês,de cor amarelo,com a marca chinesa de costume,e do lado da marca existe uma inscrição que à olho nú não se enxerga,tendo em vista que é necessário uma lupa. A INSCRIÇÃO (E 4 + I )

    ResponderExcluir