quarta-feira, 2 de julho de 2014

Báijiǔ, o licor chinês

Falei do chá, não poderia deixar de escrever sobre outra paixão nacional dos chineses: o báijiǔ. Mas o quê é isso?

Se você vem à China e pretende participar de uma festa chinesa tradicional, prepare-se para beber até cair. Pois é, os chineses têm o hábito de brindar de minuto em minuto, por qualquer motivo. Se você está num casamento, é brinde para a noiva, para o noivo, o pai da noiva, o pai do noivo, a mãe da noiva, do noivo, etc... E um brinde a você, é claro, um ilustre convidado.

Os chineses realizam esses brindes com a bebida nacional, o báijiǔ, 白酒 (licor branco) uma bebida destilada muito forte, com uma concentração de até 60% de álcool. É para ficar grogue, mesmo. Algumas pessoas chamam o báijiǔ de “vinho branco chinês” ou “a cachaça chinesa”. Não, errado: é um licor.

Dependendo da região da China, o báijiǔ pode ser feito com grãos de sorgo (milho-zaburro), arroz, trigo ou cevada. Ele é vendido em garrafas de vidro ou de cerâmica e consumido em pequeninos copos, uma espécie de “shot”. Apesar dos copos serem pequenos, a vontade de beber dos chineses é enorme. Eles são capazes de beber litros e litros de báijiǔ só em brindes. Por aqui, quando se brinda, também se fala “saúde” ou gānbēi, 干杯 (literalmente seria “secar o copo”, o quê faz sentido, porque no brinde é preciso “virar” o conteúdo do copo, de uma vez só).

Copinho para beber báijiǔ.

Existem os mais tradicionais, em louça.

  
O báijiǔ parece água, mas essa semelhança fica só na aparência do líquido transparente. É uma bebida forte, que desce “rasgando”, ainda mais tomada de uma “golada” só. O báijiǔ já se chamou shāojiǔ, 烧酒 (bebida que queima). Já experimentei e queima mesmo!
  
Existem diferentes qualidades do licor. Um báijiǔ de baixa qualidade pode custar o mesmo que uma latinha de cerveja. No entanto, um báijiǔ de alta qualidade – muitas vezes envelhecido por muitos e muitos anos – pode chegar a custar cerca de milhares de yuan a garrafa.


Esse deve ser um báijiǔ pra lá de especial:
já dá pra perceber pelo estilo da garrafa.
E o preço? Cerca de R$17 mil. Baratinho!!!!


Os apreciadores do licor chinês avaliam o báijiǔ não somente pelo seu sabor, mas principalmente por sua fragrância.

Muita gente, ao se referir ao báijiǔ, costuma falar “Moutai” ou “Maotai”. Máotái jiǔ, 茅台酒, na verdade, é o nome da marca mais famosa do licor chinês. Mao Tse-Tung costumava servir Máotái em jantares de Estado. Dizem que Henry Kissinger, ex-secretário de Estado Norte-Americano certa vez falou ao então presidente chinês Deng Xiaoping: “Se bebermos bastante Máotái podemos resolver qualquer coisa”. Do jeito que eles brindam sem parar é uma boa “armadilha”.

 
Garrafa de Moutai.



Diferentes marcas de  báijiǔ.


Dica:
Quando te oferecerem o báijiǔ, procure ter sempre água por perto. Primeiro para ajudar a suavizar os efeitos da bebida, e depois para tentar “ludibriar” os chineses. Coloque água no copinho, ao invés do licor. Só não deixe o chinês perceber, porque ele pode se ofender.


Curiosidade:

O Máotái jiǔ  é produzido na cidade homônima, Maotai, na província de Guizhou, no sudoeste da China.

Localização de Guizhou.


Mais sobre o báijiǔ:

·       O báijiǔ é talvez a bebida mais antiga do mundo. Supera a vodka, o whisky, o brandy, o gin e a Tequila. Evidências arqueológicas indicam que a bebida já era consumida na Dinastia Han (25-220 d.C.).  
·       Antigamente os guerreiros costumavam beber báijiǔ antes e depois das batalhas.
·       Filósofos e poetas bebiam báijiǔ para ganhar sabedoria e inspiração.
·       Beber báijiǔ numa reunião de negócios ajuda a criar laços de confiança.
·       Há quem chame o licor de “a bebida do demônio”, por ser tão forte.
·       Os chineses acreditam que o báijiǔ conecta a alma com o espírito de Qi, a energia do universo.



Diante de tanta coisa boa, só resta mesmo brindar:  gānbēi!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário