Já escrevi aqui no Blog sobre o metrô de Beijing. Foi
logo que cheguei. Mas agora, quase na hora de ir embora, posso falar melhor
sobre o assunto. E constatar uma triste realidade: o Brasil está anos-luz de
ter um sistema de transporte como o daqui. Não chegamos nem perto.
Falar do metrô de Beijing é falar de um dos maiores
metrôs do mundo – o de Seul, na Coreia do Sul, é o recordista com 981.5km. Na
capital chinesa são 17 linhas (contando com a linha Expressa do Aeroporto) e 262
estações, totalizando 402 quilômetros de extensão. Só pra ter uma ideia: o
metrô de Londres, que é o mais antigo do mundo, tem 408 km. No Brasil, o metrô
de São Paulo, o maior do país, pasmem, tem apenas 74,3 km. O do Rio de Janeiro,
míseros 40.9 km, sendo apenas duas linhas, com uma em construção e uma ainda em
projeto. Não dá nem pra competir.
Mapa do metrô de Beijing.
Mapa do metrô do Rio de Janeiro.
O que surpreende aqui é que há pouco mais de uma
década praticamente nada disso existia. Em 2001, quando Beijing ganhou a
disputa para sediar as Olimpíadas de 2008, o governo tratou de apressar suas
obras e a grande expansão do metrô começou.
Os chineses fizeram questão de mostrar ao mundo do que eram capazes. E não
fizeram apenas um belo Parque Olímpico: construíram um aeroporto de primeiro
mundo e investiram na construção de um sistema moderno de transporte coletivo, com
o objetivo principal de desafogar o trânsito cada vez mais intenso, levando a
capital do país a uma grande transformação. Quem vive aqui há muitos anos conta
que Beijing virou um grande canteiro de obras. Só que os Jogos Olímpicos
acabaram e o governo não deixou suas metas para trás, como fazem alguns países.
Pelo contrário: Beijing continua crescendo, se modernizando, tentando levar à
sua população uma melhor qualidade de vida.
A China não é uma democracia, mas nessas horas dá de
mil a zero em países como o Brasil.
Mas não vou ficar escrevendo sobre as mazelas de nosso
país. A China está longe da perfeição, mas as coisas aqui funcionam e se não
funcionam alguém “paga o pato”, é punido severamente.
Apesar da grandiosidade de seu sistema de linhas, a
rede metroviária de Beijing ainda não é suficiente para amenizar o caótico trânsito
da cidade. O sistema de transporte público da capital serve, diariamente, cerca
de 20 milhões de pessoas. É muita gente.
O metrô estava até vazio neste dia.
É importante lembrar que o metrô de Beijing tem os
bilhetes mais baratos do mundo: você paga dois yuan (atualmente cerca de R$0,71)
para andar em qualquer trajeto. É brincadeira, né?
Nem todas as estações tem um ar moderno, como as mais
novas. Mas elas são todas muito amplas.
Além dos guichês para compras dos tickets, os passageiros podem adquirir as passagens em máquinas de autoatendimento. Além disso, é possível comprar um cartão múltiplo, carrega-lo para usar em várias viagens, assim como utiliza-lo para pagar passagens de ônibus e táxis.
Estação Chaoyangmen.
Muitas estações possuem belos painéis.
Aqui uma imagem retratando o Parque Beihai.
Estação Beihai Norte.
Mais outro painel.
Máquina de bebidas.
Além dos guichês para compras dos tickets, os passageiros podem adquirir as passagens em máquinas de autoatendimento. Além disso, é possível comprar um cartão múltiplo, carrega-lo para usar em várias viagens, assim como utiliza-lo para pagar passagens de ônibus e táxis.
Cartão múltiplo.
Máquinas e autoantedimento.
Catracas de entrada.
A cobertura da rede celular dentro do metrô é quase
perfeita. Apenas em duas estações – entre os túneis das linhas 1 e 2 – a
cobertura é deficiente, mas os chineses já estão trabalhando para resolver essa
questão.
Mas o objetivo do Governo está longe de parar por aqui
e a ampliação do metrô continua a todo vapor. A Comissão Municipal de
Transporte de Beijing pretende chegar ao número de 19 linhas até 2015, num
total de 708 quilômetros.
Projeto do metrô de Beijing para 2016.
Atualmente, sete linhas estão em construção e até o
final deste ano eles pretendem superar a marca de 500 km. O mais incrível é a
meta que pretendem alcançar até 2020: 1.000km de extensão! Eu não duvido que
eles consigam.
Curiosidades:
·
Uma única linha, como a de número 10,
possui 45 estações, sendo dez de transferências. São 57,1km de extensão. É a
maior linha em loop do mundo!
·
A linha 2, composta por 18 estações,
tem seu trajeto também em loop,
fazendo o caminho da muralha interior da cidade na época da Dinastia Ming. Ela para em 11 dos
antigos portões, as estações terminadas em “mén” 门 = porta/portão:
Xīzhímén 西直门, fǔchéngmén
阜成门, fùxīngmén 复兴门, xuānwǔmén 宣武门, hépíngmén
和平门, qiánmén 前门, chóngwénmén 崇文门, jiàn'guómén 建国门, cháoyángmén 朝阳门, dōngzhímén 东直门
e āndìngmén 安定门.
·
Pouco antes dos Jogos Olímpicos de 2008 foi inaugurada
a linha expressa do aeroporto (Airport
Express). Modernos trens totalmente automatizados – não contam com
maquinistas – ligam o aeroporto às linhas 2, 10 e 13. A tarifa é mais cara, 25
yuan – cerca de R$10,00.
A moderna estação do Aeroporto.
A maior parte do trajeto do Airport Express
é pela superfície.
Assentos modernos e diferenciados dos trens comuns do metrô.
·
Dentro dos trens, o anúncio de chegada e partida das
estações é feito tanto em chinês como em inglês. As placas que sinalizam as
saídas das estações são escritas em ideograma chinês, pinyin e em inglês.
·
Também dentro dos trens há painéis luminosos que
mostram o trajeto da linha, identificando as estações e as paradas onde são
feitas as transferências para outras linhas.
Painéis com informações do trajeto dentro do trem.
·
Nas estações também há uma série de placas e painéis
de fácil entendimento, que informam a direção que o trem está seguindo. Basta
dar uma olhadinha com calma para saber em que lado da plataforma se posicionar.
É só prestar atenção na seta para
saber para onde o trem está indo.
·
Recentemente as estações receberam painéis que
informam quantos minutos faltam para a chegada do próximo trem.
Painéis informando o tempo de intervalo entre os trens.
·
Em todas as estações existem postos de checagem, onde
os passageiros são obrigados a passar suas bolsas ou qualquer outro volume
pelos detectores de metais.
Ponto de checagem de bagagem.
Em algumas estações já existe um equipamento
onde eles colocam as garrafas que as pessoas
carregam, para saber se o líquido é perigoso ou não.
·
O metrô costuma operar entre às 5h da
manhã e às 11h da noite. A linha do aeroporto começa a funcionar a partir das
6h da manhã.
·
O único problema de andar de metrô em
Beijing é que dificilmente você vai entrar em um trem vazio. São raras as
estações em que você entra no “carro” e consegue um lugarzinho para sentar. E
entrar e sair do trem é uma aventura, já que os chineses não respeitam filas e
saem empurrando quem está na frente. É um verdadeiro “salve-se quem puder”. Mas
eu ainda prefiro o aperto do metrô a ficar horas presa no engarrafamento no
trânsito. Para passear e conhecer a cidade é a melhor opção.
Como falei anteriormente, esse foi um dia atípico,
porque algumas linhas estavam muito tranquilas
para o padrão chinês.
Um pouco da história do metrô de Beijing
O metrô de Beijing (Běijīng dìtiě, 北京地铁) começou a nascer em 1953. Com o fim da Guerra da Coreia, os líderes
chineses passaram a dar atenção a reconstrução do país. E viram na construção
do metrô uma vantagem: o local poderia ser usado como refúgio em caso de nova
guerra. Então planejaram o metrô para o uso civil e também militar, em caso de
necessidade.
Mas somente em 1965 é que finalmente a construção começou. Só que havia
um problema: como criar as linhas sem destruir o patrimônio histórico da
cidade, com seus muros e torres milenares? Não houve jeito: em nome do
progresso, muros foram abaixo, mas torres como a Qianmen e a Torre dos Arcos,
que ficam na Praça da Paz Celestial,
foram preservadas, com o trajeto inicial do metrô sendo alterado.
A primeira linha aberta ao público só foi inaugurada em 15 de setembro
de 1981 – anteriormente, em 1969, uma linha havia sido completada, mas problemas
técnicos adiaram, por mais de uma década, a abertura oficial do metrô.
O logo do metrô de Beijing é formado pelas letras B, G e D, que
significam Běijīng gāosù diànchē ou
"Carro elétrico de alta velocidade de Beijing”.
Logo do metrô no canto superior esquerdo,
na placa que mostra o mapa da cidade,
as linhas disponíveis e as paradas interligadas
com a estação informada.
Logo do metrô numa das entradas/saídas da estação Beihai Norte.
Lá vai o metrô...
É fácil se sentir bem-vindo numa cidade moderna e segura!
Disso vou sentir muita falta.
Muito bacana o seu Post sobre o metrô Andréa.
ResponderExcluirAgradeço e muito pelas dicas, foram essenciais para eu definir meu roteiro!
Realmente é muito fácil usar o metrô em Beijing, no período que estive visitando esta maravilhosa cidade usei e muito...