sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Batizando os lugares pra facilitar



Entender o que dizem os ideogramas chineses só mesmo com muito estudo. Alguns você até passa a conhecer com o tempo, mas não é fácil.

Pra facilitar, então, muitas pessoas passaram a apelidar os lugares. E a coisa pegou! Vou falar dos que já conheci.

Shopping do avião.
É um shopping que vende móveis, equipamentos para banheiro e cozinha, e que ganhou esse apelido porque tem um avião em tamanho verdadeiro bem na entrada, no estacionamento. É preciso tempo e paciência pra conhecer tudo, mas vale a pena.


"Shopping do avião"

Um turbo hélice bem antigo decora o estacionamento.


Shopping Maria Fumaça.
Já sacou por que esse nome? Claro, porque tem um trem antigo na frente. É um shopping que também vende móveis e artigos para decoração, muito bom. Como sempre o local é enorme e requer disposição para “garimpar” bastante. Também é conhecido como Top City.

 A Maria Fumaça.


Shopping Maria Fumaça ou Top City.



Shopping dos lustres.
Como o nome já diz, é um lugar que oferece todo o tipo de produtos para iluminação: fios, lâmpadas de led, dicroica, cabos e mais cabos com luzes de neon, spots, abajures e luminárias de tudo quanto é tipo, gosto e tamanho. Também é preciso tempo e calma para observar tudo em seus mínimos detalhes. São vários prédios e um mundo de opções.


Alguns lustres são um tanto "exóticos".

Tem também desses enormes que por aqui os chineses adoram.

Essa luminária aqui eu gostei.


Shopping dos bichos, Tiān Yì - 天意批发市场, tiān yì pī fā shì chǎng.
Não, ele não tem esse nome porque vende animais. Ele ganhou esse nome porque é todo decorado, na parte externa, com bichos. Tem coelho, girafa, porco, elefante... Mas tem também Papai Noel e umas figuras estranhas. Coisa de chinês. É um shopping bem popular, tipo mercadão de Madureira, com preços bem em conta. A barganha ali não é tão grande, mas dá pra pechinchar um pouquinho. Ainda mais se comprar em quantidade.

Ele vende lembrancinhas, roupas, bolsas, perucas, objetos de decoração, bijuterias, joias chinesas, artigos para cama, mesa e banho... Como sempre, a variedade é enorme.

Os chineses “dançam conforme a música”, então, algumas lojas mudam de ramo dependendo da ocasião. No Natal eram várias vendendo artigos natalinos. Atualmente estão repletas de enfeites para o Ano Novo Chinês.

Entrada do Tian Yi, o "Shopping dos Bichos".


A bicharada está por todos os lugares.

Papai Noel fica ali o ano inteiro. 


Tem também umas figuras diferentes, bem do estilo dos chineses.


Rua das Mulheres -  女人街, nu rén jiē.
O nome em chinês realmente é “Rua das Mulheres”. É uma pequena rua, a céu aberto, que vende principalmente roupa. Mas é tudo muito simples.


A rua das mulheres.


Mas a gente aproveita pra associar o nome ao shopping que tem bem ao lado da rua - o novo Mercado das Flores - 北京花卉交易市, běi jīng huā huì jiāo yì shì chǎng - e às lojinhas que ficam na calçada em frente. É um local onde é possível comprar plantas artificias e naturais e muito artesanato chinês, de madeira, louça...


Fachada do novo Mercado das Flores.


Shopping dos eletrônicos.
Fica a cerca de 20 quilômetros aqui de casa. São quatro prédios – com cerca de 10 andares cada um – com tudo o que você pode imaginar em eletrônicos: câmeras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, vídeo games, equipamentos de karaokê, equipamentos de segurança, computadores... Das mais variadas marcas, como Apple, Sony, Samsung, Canon, Nikon... Produtos em sua maioria originais - é o que eles dizem. E os preços ótimos! É de enlouquecer!

Um dos espaços do Shopping dos Eletrônicos.


Bairro dos Russos.
Aqui em Beijing tem muito russo. Tanto que eles têm até um bairro “exclusivo” - o Ritan - com lojas e placas de ruas escritas no alfabeto russo – também conhecido como cirílico russo moderno. Se os ideogramas chineses já são um problema, imagina as letrinhas russas?

E como chinês não é bobo nem nada, se você passa por lá eles começam logo a falar em russo, pra te vender massagem, pacote de agência de viagem, relógios... Os comerciantes das lojas locais normalmente falam chinês, russo e inglês. É a globalização! Eles aqui realmente se viram. Essa turma de olhinho puxado é bem espertinha.

A principal rua do bairro é a Ya Bao Lu, 雅宝路, yǎ bǎo lù.


 
Ya bao lu, a rua dos russos.

Já é difícil de entender o mandarim, 
que dirá essa "sopa de letrinhas" russa.

Anúncios em chinês e russo.



Anúncios com modelos russas estão por toda a parte.


Esse prédio alto é o "Men". Dizem que é um lugar bom
para comprar roupas e artigos para cama e mesa.
Só fui numa lojinha que vende roupas, no prédio à esquerda dessa foto.
 Pena que não fotografei, porque é um verdadeiro "mafuá".


Dong Jiao东郊市dong jiao shi chang.

Esse não tem nenhum “apelido” associado. Se tem, ainda não sei. É um mercado que vende em atacado e que também tem uma variedade enorme de produtos: artigos para casa – louça, copos, artigos para escritório; têm também bicicletas, motos... E ainda um espaço só de carnes, peixes, verduras e frutas. Assim como no shopping dos bichos, barganhar no Dong Jiao não faz muito sucesso. Dificilmente eles diminuem o preço. Mas também é tudo muito em conta.

Dong Jiao.

Mercado mais popular.

Carne pra escolher a vontade. Confesso que
prefiro comprar no Carrefour.

Tem também a parte dos peixes, crustáceos...

...Onde você escolhe o bichinho vivo.

Agora olha o que encontrei no Dong Jiao:
Não sei quem é mais "figura", se o cachorrinho ou o dono.



Gao Bei Dian, 高碑店家具一条.

É uma rua com dezenas de lojas de móveis, antigos e modernos, mas a maioria em estilo chinês.  Pra quem gosta é um prato cheio.

Entrada da Gao Bei Dian.


Shopping dos Hotéis.
É um atacadão de produtos voltado, principalmente, para os hotéis. Tem louça, talheres, copos, panelas, artigos de cama, mesa e banho, produtos de limpeza... Lá você pode montar um aparelho de jantar com o detalhe que quiser na borda. Ou melhor: você tem alguns modelos e pode escolher dentre eles. Tem o Shopping dos Hotéis novo e o antigo. Pra variar, não sei o nome deles em chinês. 

Wanfujing, 王府井大街, wáng fǔ jǐng dà jiē.
É considerada a rua mais movimentada de Beijing, recebe cerca de 600 mil pessoas por dia – nos finais de semana esse número dobra – e tem mais de 700 anos. É na Wanfujing que você encontra os exóticos espetinhos chineses com escorpiões, lagartixas, lacraias, besouros, aranhas, gafanhotos e outros “bichinhos” parecidos. Na verdade é coisa pra gringo, porque ainda não vi nenhum chinês parando ali pra comer uma daquelas coisas bizarras!

Rua estreita onde você encontra os exóticos espetinhos chineses.
Andar por aqui é uma aventura. 
E prenda a respiração porque o cheiro é horroroso.
Tem um outro local bem ali perto, que também vende esses 
espetinhos e é bem mais limpo.


Tem espetinho pra tudo quanto é gosto. Tô fora!

A Wanfujing à noite.


Xīdān西单商业街, xī dān shāng yè jiē.
É chamada de “a segunda Wanfujing de Beijing” por causa de seu comércio agitado. Shoppings em prédios modernos abrigam diversas lojas de departamentos famosas, praças de alimentação e locais de entretenimento. Tinham me dito que os preços eram bem razoáveis, mas não achei nada atrativo. Já vi lugares bem mais baratos por aqui.


Diversos shoppings: é o chinês cada vez mais consumista.


Além das lojas, o lugar possui uma praça com uma área de 35 mil metros quadrados, a Xidan Culture Square, considerada a maior área de entretenimento do centro de Beijing.

Hoje Xīdān abriga o que há de mais moderno no comércio, mas sua história vem lá do tempo da Dinastia Ming (1368-1644), quando era uma área importante de ligação entre o sudoeste e o centro da cidade.



Na praça de Xidan tem até escada rolante a céu aberto.

Tradicional portal chinês na entrada da praça.



Não posso deixar de falar dos lugares mais famosos para compras na capital chinesa:

Xiù shuǐ, 秀水街, Xiù shuǐ jiē - também conhecido como Silk Market, o Mercado da Seda.
É onde nosso poder de barganha é testado a todo o momento. E a paciência, idem. Confesso que é meio estressante ter sempre que ficar “chorando” o preço, mas é assim que funciona. É o paraíso dos produtos “fakes”.

Silk Market, o Mercado da Seda.


Hóng Qiáo, 红桥珍珠市场, hóng qiáo zhēn zhū shì chǎng.  Conhecido como o Mercado das Pérolas é bem parecido com o Silk Market, só que tem dois andares dedicados à venda das famosas pérolas chinesas. Tem muita coisa bonita. No prédio que fica nos fundos do Hong Qiao você encontra uma variedade enorme de joias em Jade, a pedra preferida dos chineses. Só não entendo muito bem como os comerciantes dali sobrevivem, porque as lojas estão sempre vazias. Lavagem de dinheiro?

Hong Qiao, o Mercado das Pérolas.


Ya Show, 雅秀市,  ya xiù shì chǎng.

No mesmo estilo do Silk e do Hong Qiao, fica no bairro conhecido como Sanlitun, uma espécie de point de estrangeiros. Barganhar ali também é obrigatório.

O Ya Show, em Sanlitun.


Existem outras centenas de shoppings e mercados espalhados pela cidade e acho que precisaria ir a um por dia para “tentar” conhecer todos.

Beijing é realmente enorme! Um prato cheio pra quem gosta de “bater perna”, gastar alguns Renmimbi ou simplesmente passear pela cidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário