quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Qian Men Dajie, a Rua do Imperador


O entorno da Praça da Paz Celestial, aqui em Beijing, é realmente um lugar repleto de atrações e que conta muito da história da capital chinesa.

Ainda na terça-feira conheci a chamada Qian Men Emperor’s Streeta Rua do Imperador – ou Qian Men Dajie 门大街 - uma tradicional rua de pedestres de Beijing, considerada uma das áreas de comércio mais antigas da capital. A rua, de 840 metros de comprimento, foi reaberta ao público em 2008, após uma grande reforma – mais um projeto dos chineses com o foco voltado para os Jogos Olímpicos de 2010. Ela fica bem no histórico eixo central de Beijing, começando na Qian Men Dong Dajie, perto da Torre do Arco, no lado sul da Praça da Paz Celestial.


A face sul da Torre do Arco bem em frente a Qian Men Dajie.


O atual nome, Rua do Imperador, é porque ela servia de passagem ao soberano, quando ele queria fazer sacrifícios e rezar por uma boa colheita no Templo do Céu. Por isso, alguns também chamam o local de Rua do Céu.



Entrada norte da rua. 
Bem na frente o ideograma chinês chūn  
que significa primavera. 





Um tradicional arco chinês marca o início da rua.



Chama a atenção a limpeza do lugar...


...e a decoração, sempre com muitas flores.

  

Várias placas como essa ornamentam o chão.


Antigos trens também foram reformados e agora servem de atração turística.
 É possível cruzar toda a rua a bordo de um deles.



Sinal dos novos tempos, atualmente as tradicionais lojas chinesas, restaurantes, casas de chá e farmácias dividem espaço na rua com lojas como H&M, Starbucks e Zara, entre outras.

Mas se você quer mergulhar mesmo no comércio local, bem ao lado da Qian Men Dajie fica a também famosa Dà shān lán -  . Nela você encontra, a preços bem em conta, echarpes de seda, pashmina, sapatilhas chinesas, antigas e tradicionais farmácias, comidas típicas, bonequinhas, artigos em jade, cloisonnés... Uma enorme variedade de artesanatos, tudo muito interessante.


Comércio movimentado e bem atrativo.


Encontramos muitas esculturas como essas espalhadas pela redondeza.



O local é bonito e interessante. Um exemplo de como os chineses sabem explorar e usar seu passado histórico e sua cultura para atrair os turistas. Um passeio que vale a pena.
  
Mais sobre a Qiamen Emperor’s Street:

Durante o período das dinastias Ming e Qing (1368-1911) a rua era chamada de Zhengyangmen Dajie. A partir de 1965 é que passou a ser chamada de Qian Men Dajie.

Uma antiga foto da Qian Men Dajie.
Ao fundo a Torre do Arco.


Tirei uma foto parecida.


Em 1900, durante uma invasão à cidade, a rua foi saqueada e completamente destruída por um incêndio. Recuperada, passou a ser um local de teatros, casas de chá, restaurantes, farmácias e ponto de festivais culturais. Após a grande reformulação que terminou em 2008, a rua se transformou num moderno centro de comércio, assim como Wangfujing e Xidan. A diferença é que a Qian Men Dajie ainda conserva muito da antiga cultura chinesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário