sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Que venha o Ano da Serpente!



Neste domingo a China e outros países aqui do oriente comemoram o início de um novo ano, o de número 4711*, de acordo com o calendário lunar.  É o Festival da Primavera -  Chūn jié   - a data mais importante para os chineses. Época de dar um tempo no trabalho e arrumar as malas para visitar os parentes. Dificilmente os chineses têm outro período tão grande no ano – 15 dias – para se dedicarem somente à família.

Sai o Dragão e entra a Serpente, seguindo a ordem dos 12 bichos do horóscopo chinês determinados por Buda.

Ano da Serpente.


Não vou ficar entrando em detalhes sobre o Ano Novo chinês porque já escrevi sobre isso em um de meus primeiros posts aqui no blog.

Não comprei fogos para espantar os espíritos, como fazem os chineses, mas arrumei um pouco a casa para receber o novo ano.

Enfeite de nós na porta de entrada.


Esse enfeite de nós é tradicional aqui na China. 
Chama-se Pan Chang ou Nó Místico.
Representa a Felicidade Infinita.



Não podia faltar a Serpente. 
Essa aí está enfeitando a porta do quarto da Gigi.


Lanternas chinesas enfeitam a sala.


Aqui em Beijing os condomínios, ruas, prédios, restaurante e lojas já estão enfeitados com banners desejando “felicidade” – , e com lanternas (outro símbolo do Ano Novo chinês). No último dia do período de 15 dias do Festival da Primavera/Ano Novo Chinês, é celebrado o Festival das Lanternas Yuán xiāo jié , 元宵.

Os enfeites são todos vermelhos, porque vermelho é a cor que simboliza o fogo e afasta a má sorte.

Alguns astrólogos chineses esperam um ano agitado e com muita instabilidade, turbulência e austeridade.

Por outro lado, ainda bem, os chineses consideram a serpente um animal sagrado, que traz sorte, amor e sabedoria.

O Ano da Serpente é um ano de planejamentos, reflexões, da procura por respostas.

Este é o meu ano: quem nasceu em 1965 é do Ano da Serpente. Como tenho duas filhas espero que, no futuro, meus genros não me chamem de “jararaca”!!!!

As pessoas nascidas no Ano da Serpente são consideradas nobres, sábias e compreensivas. São também extremamente sensuais, supersticiosas, orgulhosas e vaidosas, além de muito refinadas. Será que nasci mesmo em 1965?

São inúmeras as características de uma pessoa nascida no Ano da Serpente ou em qualquer outro ano. Características boas e outras nem tanto. Certamente me encaixo em algumas delas, mas, sinceramente, não me ligo muito nessas coisas de zodíaco. Seja chinês ou não.
  
Mas, por via das dúvidas, como me disseram que devo usar algo vermelho em todos os dias desse meu ano, já providenciei uma pulseirinha pra colocar no pulso. Não custa nada seguir  algumas tradições.

Mais uma vez “Chūn jié kuài le!” “节快乐!”,
“Feliz Festival da Primavera”, que é como os chineses falam por aqui.


Alguns anos da Serpente – Shé, , em chinês
·         04/02/1905 a 24/01/1906
·         23/01/1917 a 10/02/1918
·         10/02/1929 a 29/01/1930
·         27/01/1941 a 14/02/1942
·         14/02/1953 a 02/02/1954
·         02/02/1965 a 20/01/1966
·         18/02/1977 a 06/02/1978
·         06/02/1989 a 26/01/1990
·         25/01/2001 a 11/02/2002
·         10/02/2013 a 30/01/2014

*Nota: Aqui uma correção: no 5°post do ano passado, onde escrevi pela primeira vez sobre o Ano Novo Chinês, eu disse que estava começando o ano 4010, quando na verdade era o 4710. Falha minha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário