domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fim de Festa


A vida na China começa a voltar ao normal após uma semana de comemorações pela chegada do Ano Novo Chinês – o de número 4711 – ou como é mais conhecido por aqui, o Festival da Primavera.

O National Tourism Administration, órgão do governo que administra a parte do Turismo daqui, informou que o número de turistas em todo o país ultrapassou a marca de 203 milhões de pessoas – um aumento de 15.1 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. São os chineses se deslocando por todo o país, ou para visitar seus parentes, ou para aproveitar o período de férias para passear. Feriadão por aqui, agora, só mesmo no início de outubro. Em maio tem o Dia do Trabalho, mas nem tudo fecha.

Na última semana, com a ida de muita gente para o interior, o trânsito em Beijing ficou menos congestionado, os mercados ficaram mais vazios e abriram em horários diferentes. Mas em compensação, alguns parques ficaram lotados. Como o Di Tan Gong Yuan, 地坛公园 – ou Parque do Templo da Terra - que nessa época do ano tem a tradicional Feira do TemploFomos até lá e estava cheio - o que não é nenhuma novidade por aqui. Me lembrou muito os parques do interior do Brasil, com suas barraquinhas de artesanatos, jogos, comidas, show de mágico, teatros e grupos musicais. Nem o frio espanta essa turma de olhinhos puxados. Só que nós estávamos quase congelando e não ficamos muito tempo! O Parque deve ser muito bonito na primavera. Pretendo voltar lá.


Uma das entradas do Ditan Gong Yuan.



Gigi perto de um tamborete tradicional por aqui.
           
                                                                                                                                               

Diversas barraquinhas vendiam uma infinidade de bugingangas.

Lanterninhas chinesas...


...e bonecos do teatro de sombras.


Alguns conjuntos apresentavam tradicionais músicas chinesas.
O povo assiste a tudo bem quietinho.
 Eu confesso que dei uns pulinhos e uns gritinhos de "u-huuu".


Tinha também show de mágico.


E teatro chinês, é claro.


Esse espaço era um labirinto formado por varetas de bambu.
Diversão simples que os chineses estavam adorando.



As lanternas vermelhas não podiam faltar na decoração do Parque.


Olha nós aí numa das entradas do Parque.


Li numa agência de notícias daqui que o início do ano não foi bom para alguns comerciantes. Recentemente o governo chinês, preocupado com a inflação, pediu que as pessoas aproveitassem o período de férias sem fazer extravagâncias, e que levassem um estilo de vida mais modesto. Resultado: muitos restaurantes e hotéis registraram uma queda de 20% nos negócios, já que tiveram reservas canceladas às vésperas do Ano Novo, época em que alguns chineses mais abastados costumam comprar em excesso e correm para lojas e restaurantes e gastam mundos de dinheiro em comida e bebida.

A mesma reportagem afirma que o consumo de fogos de artifícios diminuiu 30% esse ano, dando a entender que os chineses estão mais preocupados com questões como o meio ambiente. Pode ser. Realmente achei que o foguetório esse ano foi menor do que o do ano passado, quando durante toda a semana os fogos não paravam. Mas por outro lado achei que houve mais fogos na passagem do ano. Quase me senti em Copacabana vendo a queima de fogos da janela da varanda da sala. Um barulho enorme. Foi bonito, realmente, mas tô exagerando em comparar com a queima de fogos do Rio. Tô quase virando chinesa, já que eles aqui dizem que tudo deles é maior que o dos outros!

A Amanda registrou alguns fogos no celular.


Mas as festividades não acabaram. No próximo domingo tem o Festival das Lanternas que é comemorado no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar chinês, ou seja, esse ano no dia 24 de Fevereiro – o Ano Novo Chinês começou dia 10.

Os fogos diminuíram, a tendência é o frio começar a ir embora, com a vida voltando ao normal, hora de trabalhar, de voltar a estudar... Se no Brasil o ano realmente só começa depois do Carnaval, aqui começa, pra valer, depois do Festival da Primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário