terça-feira, 22 de julho de 2014

O Metrô de Beijing

Já escrevi aqui no Blog sobre o metrô de Beijing. Foi logo que cheguei. Mas agora, quase na hora de ir embora, posso falar melhor sobre o assunto. E constatar uma triste realidade: o Brasil está anos-luz de ter um sistema de transporte como o daqui. Não chegamos nem perto.

Falar do metrô de Beijing é falar de um dos maiores metrôs do mundo – o de Seul, na Coreia do Sul, é o recordista com 981.5km. Na capital chinesa são 17 linhas (contando com a linha Expressa do Aeroporto) e 262 estações, totalizando 402 quilômetros de extensão. Só pra ter uma ideia: o metrô de Londres, que é o mais antigo do mundo, tem 408 km. No Brasil, o metrô de São Paulo, o maior do país, pasmem, tem apenas 74,3 km. O do Rio de Janeiro, míseros 40.9 km, sendo apenas duas linhas, com uma em construção e uma ainda em projeto. Não dá nem pra competir.

Mapa do metrô de Beijing.


Mapa do metrô do Rio de Janeiro.


O que surpreende aqui é que há pouco mais de uma década praticamente nada disso existia. Em 2001, quando Beijing ganhou a disputa para sediar as Olimpíadas de 2008, o governo tratou de apressar suas obras e a grande expansão do metrô começou. Os chineses fizeram questão de mostrar ao mundo do que eram capazes. E não fizeram apenas um belo Parque Olímpico: construíram um aeroporto de primeiro mundo e investiram na construção de um sistema moderno de transporte coletivo, com o objetivo principal de desafogar o trânsito cada vez mais intenso, levando a capital do país a uma grande transformação. Quem vive aqui há muitos anos conta que Beijing virou um grande canteiro de obras. Só que os Jogos Olímpicos acabaram e o governo não deixou suas metas para trás, como fazem alguns países. Pelo contrário: Beijing continua crescendo, se modernizando, tentando levar à sua população uma melhor qualidade de vida.

A China não é uma democracia, mas nessas horas dá de mil a zero em países como o Brasil.

Mas não vou ficar escrevendo sobre as mazelas de nosso país. A China está longe da perfeição, mas as coisas aqui funcionam e se não funcionam alguém “paga o pato”, é punido severamente.

Apesar da grandiosidade de seu sistema de linhas, a rede metroviária de Beijing ainda não é suficiente para amenizar o caótico trânsito da cidade. O sistema de transporte público da capital serve, diariamente, cerca de 20 milhões de pessoas. É muita gente.

O metrô estava até vazio neste dia.


É importante lembrar que o metrô de Beijing tem os bilhetes mais baratos do mundo: você paga dois yuan (atualmente cerca de R$0,71) para andar em qualquer trajeto. É brincadeira, né?

Nem todas as estações tem um ar moderno, como as mais novas. Mas elas são todas muito amplas. 

Estação Chaoyangmen.

Muitas estações possuem belos painéis.

Aqui uma imagem retratando o Parque Beihai.

Estação Beihai Norte.

Mais outro painel.

Máquina de bebidas.

Além dos guichês para compras dos tickets, os passageiros podem adquirir as passagens em máquinas de autoatendimento. Além disso, é possível comprar um cartão múltiplo, carrega-lo para usar em várias viagens, assim como utiliza-lo para pagar passagens de ônibus e táxis.

Cartão múltiplo.

Máquinas e autoantedimento.

Catracas de entrada.


A cobertura da rede celular dentro do metrô é quase perfeita. Apenas em duas estações – entre os túneis das linhas 1 e 2 – a cobertura é deficiente, mas os chineses já estão trabalhando para resolver essa questão.

Mas o objetivo do Governo está longe de parar por aqui e a ampliação do metrô continua a todo vapor. A Comissão Municipal de Transporte de Beijing pretende chegar ao número de 19 linhas até 2015, num total de 708 quilômetros. 

Projeto do metrô de Beijing para 2016.


Atualmente, sete linhas estão em construção e até o final deste ano eles pretendem superar a marca de 500 km. O mais incrível é a meta que pretendem alcançar até 2020: 1.000km de extensão! Eu não duvido que eles consigam.

Curiosidades:

·       Uma única linha, como a de número 10, possui 45 estações, sendo dez de transferências. São 57,1km de extensão. É a maior linha em loop do mundo!

·       A linha 2, composta por 18 estações, tem seu trajeto também em loop, fazendo o caminho da muralha interior da cidade na época da Dinastia Ming. Ela para em 11 dos antigos portões, as estações terminadas em “mén” = porta/portão:

Xīzhímén 西直,  fǔchéngmén 阜成,  fùxīngmén 兴门, xuānwǔmén 宣武,  hépíngmén 和平,  qiánmén , chóngwénmén 崇文,  jiàn'guómén 建国,  cháoyángmén 朝阳, dōngzhímén 东直门  e  āndìngmén 安定.


·       Pouco antes dos Jogos Olímpicos de 2008 foi inaugurada a linha expressa do aeroporto (Airport Express). Modernos trens totalmente automatizados – não contam com maquinistas – ligam o aeroporto às linhas 2, 10 e 13. A tarifa é mais cara, 25 yuan – cerca de R$10,00.


A moderna estação do Aeroporto.

A maior parte do trajeto do Airport Express
 é pela superfície.


Assentos modernos e diferenciados dos trens comuns do metrô.


·       Dentro dos trens, o anúncio de chegada e partida das estações é feito tanto em chinês como em inglês. As placas que sinalizam as saídas das estações são escritas em ideograma chinês, pinyin e em inglês.


·       Também dentro dos trens há painéis luminosos que mostram o trajeto da linha, identificando as estações e as paradas onde são feitas as transferências para outras linhas.

Painéis com informações do trajeto dentro do trem.

·       Nas estações também há uma série de placas e painéis de fácil entendimento, que informam a direção que o trem está seguindo. Basta dar uma olhadinha com calma para saber em que lado da plataforma se posicionar.

É só prestar atenção na seta para 
saber para onde o trem está indo.


·       Recentemente as estações receberam painéis que informam quantos minutos faltam para a chegada do próximo trem.


Painéis informando o tempo de intervalo entre os trens.


·       Em todas as estações existem postos de checagem, onde os passageiros são obrigados a passar suas bolsas ou qualquer outro volume pelos detectores de metais.

Ponto de checagem de bagagem.
Em algumas estações já existe um equipamento
onde eles colocam as garrafas que as pessoas
carregam, para saber se o líquido é perigoso ou não.


·       O metrô costuma operar entre às 5h da manhã e às 11h da noite. A linha do aeroporto começa a funcionar a partir das 6h da manhã.

·       O único problema de andar de metrô em Beijing é que dificilmente você vai entrar em um trem vazio. São raras as estações em que você entra no “carro” e consegue um lugarzinho para sentar. E entrar e sair do trem é uma aventura, já que os chineses não respeitam filas e saem empurrando quem está na frente. É um verdadeiro “salve-se quem puder”. Mas eu ainda prefiro o aperto do metrô a ficar horas presa no engarrafamento no trânsito. Para passear e conhecer a cidade é a melhor opção.

Como falei anteriormente, esse foi um dia atípico,
porque algumas linhas estavam muito tranquilas
para o padrão chinês.


Um pouco da história do metrô de Beijing

O metrô de Beijing (Běijīng dìtiě, 北京地) começou a nascer em 1953. Com o fim da Guerra da Coreia, os líderes chineses passaram a dar atenção a reconstrução do país. E viram na construção do metrô uma vantagem: o local poderia ser usado como refúgio em caso de nova guerra. Então planejaram o metrô para o uso civil e também militar, em caso de necessidade.

Mas somente em 1965 é que finalmente a construção começou. Só que havia um problema: como criar as linhas sem destruir o patrimônio histórico da cidade, com seus muros e torres milenares? Não houve jeito: em nome do progresso, muros foram abaixo, mas torres como a Qianmen e a Torre dos Arcos, que ficam na Praça da Paz Celestial, foram preservadas, com o trajeto inicial do metrô sendo alterado.

A primeira linha aberta ao público só foi inaugurada em 15 de setembro de 1981 – anteriormente, em 1969, uma linha havia sido completada, mas problemas técnicos adiaram, por mais de uma década, a abertura oficial do metrô.

O logo do metrô de Beijing é formado pelas letras B, G e D, que significam Běijīng gāosù diànchē ou "Carro elétrico de alta velocidade de Beijing”.




Logo do metrô no canto superior esquerdo,
na placa que mostra o mapa da cidade,
as linhas disponíveis e as paradas interligadas
com a estação informada.

Logo do metrô numa das entradas/saídas da estação Beihai Norte.


Lá vai o metrô...

É fácil se sentir bem-vindo numa cidade moderna e segura!
Disso vou sentir muita falta.



Um comentário:

  1. Muito bacana o seu Post sobre o metrô Andréa.

    Agradeço e muito pelas dicas, foram essenciais para eu definir meu roteiro!

    Realmente é muito fácil usar o metrô em Beijing, no período que estive visitando esta maravilhosa cidade usei e muito...

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