sexta-feira, 27 de abril de 2012

Finalmente a Muralha!!!

Cheguei aqui na China no início de Janeiro e estava ansiosa por visitar a Grande Muralha. Já tinha passado bem perto de um dos trechos dela, mas não é a mesma coisa que “pisar” no local. Eu queria ter ido quando estava nevando, mas a turma aqui de casa não quis com medo do frio. Então, na quarta-feira (25/04), fui com algumas amigas fazer o tão esperado passeio. Conheci o trecho de Mutianyu, localizado na província de Huairou, 70 km a nordeste de Beijing. Esse ponto, que começou a ser construído no século VI, é considerado uma das partes mais bem conservadas da Muralha. Tem 2,250 metros de comprimento com 22 torres de observação. A Muralha da China tem, no total, 8.850 quilômetros de extensão, e corta o país ao norte, de leste a oeste. Seus primeiros trechos começaram a ser construídos em 221 a.C., ou seja: Mutianyu é um trecho “novo”.

O acesso à seção de Mutianyu pode ser feito de cable-car (bondinho) e de teleférico (com cadeira de dois lugares). Optamos por ir e voltar de bondinho. Existe também a descida num tobogã com carrinho de rodinhas, mas estava ventando e um pouco frio, e resolvemos deixar essa experiência para uma futura visita.

Ladeira de acesso ao cable-car.

O comércio de souvenirs é grande.

Lá vai o bondinho.

Em menos de 5 minutos chegamos lá em cima.

Neide, Ana, Sr. Paulo, Cris, Melissa, Lara, Gigi, Ju e eu lá atrás.

Lá no alto da Muralha fiquei tentando imaginar como os chineses construíram algo tão grandioso. A intenção deles de proteger as cidades de invasões dos povos do norte fez surgir a maior estrutura militar de defesa já concebida pelo homem. Mas a Muralha não impediu o ataque de outros povos, principalmente os Mongóis. Por causa dessas invasões, vários trechos acabaram sendo danificados e em muitos pontos a construção foi paralisada. Os trabalhos na muralha foram sendo retomados ao longo dos séculos e chegou ao auge na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu o aspecto atual. Na década de 80 o governo chinês resolveu restaurar vários trechos, recuperando parte da história do país.

 A poucos metros da Muralha.

Eu, Ana, Cris, Ju, Lara e Neide.

É interessante ver a Muralha "serpenteando" por entre as montanhas, subindo e descendo. Alguns trechos são planos e outros bem íngremes, com degraus de tamanhos irregulares, o que torna o trajeto cansativo. É preciso ter um bom preparo físico para explorá-la.
A Grande Muralha da China.

Mais um sonho realizado!

Em 2007, a Muralha da China passou a ser considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Desde 1987 ela também faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
 Duas das 22 torres da seção de Mutianyu.

Trecho bem íngreme.

 Pra variar, os chineses aproveitando pra tirar foto com a Gigi.

 Depois eles quiseram tirar foto com a bandeira do "Baxi"

Gigi linda!


 Levando o Brasil a todos os lugares.


E o vascão também!!


Pretendo visitar outras seções para poder ver suas diferenças. Mas já posso afirmar que, sem dúvida alguma, a Grande Muralha é o principal ícone da grandiosidade da China. Os chineses podem ser pequenos de tamanho, mas há muito tempo que só “pensam grande”!

OUTRAS FOTOS DA MURALHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário