segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feng Shui



Você certamente já ouviu falar de Feng Shui. Se pronuncia /fan shuê/. Em ideograma 風水 e no Pinyin fēngshuǐ. Fēng significa “vento” e “shuǐ” água.

O Feng Shui é uma corrente de pensamento chinês de mais de 4.000 anos e representa o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que possam estar presente em um espaço.

O Feng Shui se baseia nas ideias do qi, uma força que está presente no universo. Qualquer mudança física que acontece no mundo é apontada como produto da ação do qi. Para os chineses, o qi, por exemplo, está presente na medicina, na prática de exercícios, nas artes marciais...

Os chineses consideram que o qi criou o cosmo e a Terra, possibilitando o surgimento de forças complementares opostas negativas – o Yin - e positivas - o Yang.

A maior parte das construções da China segue o Feng Shui. As entradas de Palácios e Templos normalmente estão direcionadas para o sul. A água está quase sempre presente: é só observar que os parques, Templos e Palácios normalmente são cercados por água ou possuem grandes lagos.

Os mestres chineses que idealizaram o Feng Shui acreditavam que cada área natural, terreno ou edificação, era dotado de sua própria vibração, influenciada pelo ambiente ao redor.

Um dos objetivos, então, ao determinar a posição de uma construção, fosse um Palácio, um Templo ou uma tumba, era produzir o bem-estar e a harmonia para seus moradores, aproveitando as características do local, através de sua natureza ou mesmo realizando alterações arquitetônicas, de forma, cor, ou do posicionamento de objetos... tudo para que o espaço só trouxesse benefícios para seus usuários, em vida ou na morte.

Reduzir os efeitos negativos do local ou os originados pelas alterações em seu entorno também eram levados em conta pelo Feng Shui.

Quase todos os guias que já conheci aqui na China falam sempre da importância do Feng Shui na construção disso ou daquilo. O local aonde as Tumbas Ming foram construídas, por exemplo, segue as regras do Feng Shui. A frente está voltada para o sul e no norte está a montanha impedindo a entrada de forças do mal. Nada é por acaso.

Os seguidores do Feng Shui costumam usar um Baguá - 八卦, “Oito Trigramas” ou “Oito Mutações” - uma espécie de mandala composta por oito trigramas em volta do símbolo do Yin-Yang – na tentativa de traçar o fluxo do qi dentro de um local.

BAGUÁ


  

Conseguiu entender um pouco sobre o Feng Shui?

Agora, se você não sabe como usar um Baguá para aproveitar toda a energia positiva que há dentro de sua casa, usando as regras do Feng Shui, dê uma olhadinha nas dicas abaixo que peguei na internet, em vários sites.

Aviso: nunca usei um Baguá ou segui as regras do Feng Shui. Se quiser aderir, é por sua conta e risco!!!!



Orientações fundamentais

As orientações mais básicas do Feng Shui na decoração de interiores levam em conta a forma em como são posicionados móveis - onde são colocados - as cores utilizadas, os diferentes acessórios e objetos decorativos escolhidos na decoração e o local escolhido para eles.

No Feng Shui não se leva apenas em conta a beleza e a estética na decoração. É preciso também ter em atenção que a divisão em causa tem de estar em harmonia conosco.

Uma ferramenta importante para o Feng Shui é o mapa Baguá, um mapa octogonal que  auxilia a orientar o fluxo de qi na casa.

O Baguá divide qualquer casa ou local em nove espaços onde se concentram as diferentes energias. O Baguá vai permitir saber que decoração utilizar em cada uma delas. Por exemplo, nas áreas de criatividade devem prevalecer a cor branca ou tons pastéis, enquanto nas de trabalho o preto é a melhor opção.




Pegue a planta baixa da sua casa e copie em uma folha sulfite, mantendo a proporção dos cômodos. (De acordo com a imagem acima)
• Ajuste o centro do Baguá ao centro da planta, alinhando o Setor do Trabalho à parede em que está situada a porta de entrada principal da sua casa. É importante não deixar de incluir nenhum cômodo para diminuir o risco de áreas faltantes (áreas nas quais o Baguá não encontra correspondência na casa).
• Sua casa ficará dividida em 8 Setores, que correspondem aos 8 lados do Baguá. Por exemplo: a área da porta de entrada principal é o Setor do Trabalho. O lado oposto será correspondente ao Setor do Sucesso. Identifique todos os Setores.
        

Exemplo de uso do Baguá numa planta

Dicas para o sucesso da harmonização de sua casa com o Baguá:

Se houver mais de uma porta para a entrada e a saída das pessoas considere a mais usada pelos moradores como a principal.
Se alguns Setores do Baguá ficarem fora da planta, esses lugares serão áreas externas ou excedentes.
Se você mora em um sobrado, aplique o Baguá separadamente em cada andar. Para isso, alinhe o Setor do Trabalho com a entrada principal de cada pavimento.

Dicas de decoração

Quando optar por fazer as suas escolhas na decoração do apartamento ou determinada divisão da casa tenha em consideração o Feng Shui, os elementos e a forma como correspondem no Baguá:
  • Área de Trabalho - Nas áreas de trabalho deve prenominar a cor preta. Outras cores favoráveis são o azul, o branco e o verde. Utilize espelhos ao lado da porta de entrada da divisão, de forma a refletir energias positivas. Uma fonte com água em movimento vai impedir que o qi fique estagnado. Objetos relacionados com a profissão do dono da casa vão ajudar a atingir o sucesso profissional.

  • Área da Espiritualidade – A cor aconselhada para esta área é a azul e o elemento principal a terra. É o recanto de oração e onde se toma as decisões. Decore com livros para expandir a mente, cristais, velas e móveis que lhe permitam relaxar, como sofás e poltronas. É uma excelente área para montar um escritório ou sala de estudo.

  • Área da Família – Deve ser uma divisão harmoniosa que privilegie o convívio entre as pessoas. A melhor cor a ser utilizada nesta área é o verde, embora também possam ser usados o azul, o vermelho e o preto. Utilize muitos espelhos para refletir as boas energias de todos, cristais para garantir a saúde dos ocupantes, objetos herdados para dar a noção de continuidade e fotos da família (fotos de familiares já falecidos não devem estar expostos). É uma excelente opção para sala de estar.

  • Área da Prosperidade – Relacionada com o dinheiro e riqueza, deve predominar a cor púrpura, lilás ou roxo. De forma a circularem energias, deve conter objetos que emitam e reflitam luz, como lustres, cristais e espelhos. Um aquário também é uma excelente opção para renovar vibrações.

  • Área do Sucesso – Orienta os sonhos e metas. Predominância da cor vermelha e do elemento fogo. Utilizar velas e objetos que simbolizem as suas conquistas, como diplomas e fotos, e plantas que servem de combustível para o fogo. É uma boa opção para salas de jantar e de estar.

  • Área do Relacionamento – Área dos relacionamentos mais íntimos. Deve conter objetos em pares que lembre a relação dos ocupantes, como fotos, objetos românticos, entre outros. Cores de preferência são o rosa e o vermelho.

  • Área da Criatividade – Ideais para escritórios, locais de leitura e de expansão da mente. A melhor cor é o branco e os tons pastéis, embora o dourado também seja uma cor aceitável. Devem ser colocados nesta área objetos de arte, quadros ou esculturas. Área propícia para colocação do computador, piano, fotos dos filhos e trabalhos escolares feitos por eles.

  • Área dos Amigos – Predominância da cor cinza e local ideal para colocar fotos de viagens e de amigos. Coloque também cristais para atrair amizades verdadeiras e objetos que reflitam as suas crenças e valores para lhe dar força. Ideal para locais de lazer e de reunião.
  
  • Centro da Casa (Saúde) – O centro da casa é o local da saúde física. É a partir do centro que irão surgir todas as energias enviadas para as outras partes da casa e consequentemente para a vida dos moradores da mesma.  Local ideal para se colocar um grande vaso com terra,  girassóis, ou flores de tons amarelos, também pode se por quadros com imagens de girassóis,  e tapetes em forma quadrada e na cor amarela.


Seguindo algumas orientações básicas do Feng Shui e aplicando-as à decoração do apartamento é possível criar áreas harmoniosas, que reflitam boas energias e que tragam benefícios à vida de cada um. Tenha em atenção às suas escolhas e siga as dicas de decoração para cada área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário