segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Visita dos primos


Como disse no post anterior, por conta das visitas e dos passeios estou com o blog atrasado. Então, é hora de colocar a casa em ordem.

No início de outubro recebemos a visita de dois primos, Fernando e Glorinha. Na chegada deles no aeroporto não pôde faltar a bandeira do Vasco, afinal, há muitos anos meu primo tinha a enorme paciência de ir me pegar em casa, pra me levar aos jogos no Maracanã. Bons tempos de Maraca lotado, mais de 100 mil pessoas, a gente se espremendo na arquibancada...

Recepção no aeroporto com a bandeira do Vasco.

Foi a primeira visita de parentes que recebemos. Fica todo mundo dizendo que vai aproveitar que estamos aqui pra conhecer a China, mas quero só ver. Eles, pelo menos, já marcaram presença. E foi divertido ver os dois às vezes assustados com a multidão de chineses que sempre encontrávamos durante nossos passeios. Aqui não tem jeito: qualquer lugar tem uma multidão! E chinês é assim: sai empurrando, passa na frente na hora da foto... é preciso ter paciência. E pra atravessar a rua? Eu expliquei para os dois que é preciso ter visão 360 graus. Não basta olhar só para um lado, porque é chinês vindo de todas as direções, seja de carro, bicicleta, moto, riquixá, a pé... uma loucura que nós, que já somos praticamente “chineses”, já sabemos como funciona. E mesmo olhando, pra lá e pra cá, ainda corremos o risco de atropelar ou sermos atropelados por um chinês...


Glorinha se aventurando no riquixá tradicional, o aberto.


Fernando vivenciando fortes emoções.


Uma aventura que eles nunca vão esquecer: andar nesse riquixá fechado, 
com o motorista entrando pela contramão em diversas ruas. Sem falar
que éramos nós três e mais uma mala apertados num cubículo.



Visitando Wangfujing...


...e seus petiscos característicos. O cheiro estava insuportável e por
muito pouco não vomitamos!


Apesar de toda essa adrenalina, acho que eles gostaram bastante. Aprenderam um pouco da arte das negociações nos mercados – o preço começa lá nas alturas e termina lá embaixo - de como ser mais malandro do que os chineses, de fingir que não quer comprar para a chinesa vir atrás fazendo o preço que VOCÊ quer... Às vezes é até estressante, mas no fim das contas vale a pena.

Tentei leva-los aos principais pontos turísticos da cidade e, é claro, não faltou um passeio de metrô, num horário de pico, se é que existe algum horário por aqui em que o metrô não esteja cheio. Foi mais uma aventura.
Mas eles acabaram até se empolgando e saíram sozinhos, num dia em que tivemos um compromisso. Foram visitar o zoológico, de metrô. Se saíram bem. É fácil andar no metrô daqui. Há muitas linhas que te levam quase sempre aos principais pontos turísticos da cidade. Igualzinho no Rio de Janeiro! “Ai... imagina na Copa”. Mas deixa isso pra lá! Vou continuar falando só da China...

O tempo esteve ótimo durante a visita deles, com exceção do penúltimo dia, quando fomos visitar o Palácio de Verão e choveu. Mas o lugar é lindo e, apesar do frio, aproveitamos o passeio.

Na bela Ponte dos Dezessete Arcos, no Palácio de Verão.


Durante a visita deles fomos conhecer Xian, a cidade dos Guerreiros de Terracota. Um espetáculo! É impactante dar de cara com aquelas figuras históricas, conservadas por um trabalho minucioso de arqueólogos e cientistas. É uma parte importante da milenar história chinesa, que atrai turistas de todo o mundo.

Principal sítio dos Guerreiros de Terracota de Xian.
Imagem impressionante.


Visitamos vários lugares em Xian, uma cidade que eu imaginava que era pequenininha, mas que não tem nada de pequena. Tolinha, eu, né? O quê é pequeno aqui nessa terra?

Por conta de compromissos do trabalho, o Tuninho não pôde ir com a gente. Fomos então eu, as meninas e o Fernando e a Glorinha. Foram três dias de muita “bateção de perna”.


No Pagode do Pequeno Ganso.


Amanda e Gigi posando para fotos em Xian.


Na Torre do Sino.


No Muro da Cidade. 


Fonte dentro do Huaqing Hot Springs. O Palácio era usado para os
encontros amorosos do Imperador Xuanzong com sua concubina favorita, a bela Yang Guifei.


A água que sai dessa fonte é quente e, dizem, tem fins medicinais.
Por via das dúvidas eu e a Glorinha lavamos o rosto com ela. Nos sentimos "renovadas"!!!!


Fernando e a chinesa num dos restaurantes de Xian.



Andando pelo bairro muçulmano de Xian. 



No aeroporto, aguardando o voo de volta pra casa.


Aqui em Beijing não poderia falta à ida a Muralha da China. Tentei leva-los num trecho mais vazio do Passo de Badaling, mas não teve jeito: cheio, como sempre. Optamos por subir a pé, pelo lado sul e, em certo ponto, enfrentamos uma subida de escadas bem íngreme! Um bom teste para o preparo físico. O meu anda longe do ideal, já que fico logo com as pernas bambas nos primeiros degraus. Subimos bastante e cansamos. Mas qualquer sacrifício vale a pena, porque o visual é muito bonito.


Fernando e Glorinha conhecendo a Muralha da China.


Trechos íngremes, mas um belo visual.


Mais uma vez não poderia faltar a tradicional foto com a bandeira do Vasco. Algumas pessoas nos pararam pra perguntar “de onde é essa bandeira?” Eu, prontamente, respondia que era do melhor time de futebol do Brasil! Sei que estou longe dessa realidade, mas não custa nada “sonhar” um pouco aqui do outro lado do mundo! Bom ou ruim é meu time de coração! 

Fora a bandeira do Vasco, sempre carrego a do Brasil. É um orgulho danado estender a nossa linda bandeira nacional! Ainda mais essa que eu trouxe, enorme, e que praticamente ocupa a largura toda da Muralha. Me envolvo nela com toda a felicidade do mundo, tentando diminuir um pouco a saudade de tudo e de todos. Da próxima vez vou soltar um grito bem alto de “Brasiiiillll”!


Esse aí na foto comigo era russo.


Vascaínos na Muralha!!


Posando em grande estilo.


Uma recordação e tanto!


O tempo passou e meus primos foram embora. Espero que eles tenham se divertido bastante e, apesar de toda a loucura chinesa – no bom sentido – tenham levado boas recordações daqui.

Em frente ao Hong Qiao, o Mercado das Pérolas.


Eu e Fernando dentro do Ninho de Pássaro, o estádio olímpico.


Glorinha e Gigi com as "medalhas" dos Jogos Olímpicos de 2008.


Em frente ao Cubo D'água.



Fernando e Glorinha no Templo do Céu
Ao fundo o Hall das Preces por Boas Colheitas - Qinian Dian.


Glorinha e eu no Templo do Céu.


No Templo do Céu não poderia faltar a tradicional
foto como Imperador e Imperatriz.


Em frente a Cidade Proibida.


Dentro da Cidade Proibida.
Ao fundo o Hall da Suprema Harmonia.


Cidade Proibida vista do alto do Morro do Carvão - Parque Jing Shan


Visitando as Tumbas Ming.


Saboreando uma "pequena" pizza. 


Já fui quatro vezes na Muralha, duas na Cidade Proibida, duas no Templo Lama, três nas Tumbas Ming, duas no Palácio de Verão, duas no Templo do Céu, duas no Parque Olímpico, duas na fábrica de jade, duas na fábrica de cloisonné, inúmeras vezes no Hong Qiao, Silk Market... mas vou com o maior prazer e me divirto sempre! Como diz a Gigi: “Posso falar uma coisa?”... Que venham outros parentes e amigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário