segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Xian 3 - 2° dia


2° Dia em Xian

Muro da Cidade

Começamos o segundo dia de visitas em Xian visitando o Muro da Cidade. Esse muro começou a ser construído durante a Dinastia Tang (618-907), mas foi o primeiro Imperador da Dinastia Ming, Zhu Yuanzhang quem decidiu ampliá-lo, como forma de proteger a cidade de ataques externos. O muro de Xian é um dos mais famosos de toda a China e também o mais bem preservado. É apontado como um dos melhores sistemas de defesa do passado.

Ele tem 13,74km de extensão e é todo rodeado por um fosso – mas uma forma de dificultar o ataque de tropas inimigas. Tem ainda, uma ponte suspensa e torres de canto e parapeitos que formavam, na época, um sistema rigoroso de defesa da cidade. Com cerca de 12 metros de altura e de 12 a 14 metros de largura, na parte superior, o muro cobre uma área de 11,5 km quadrados. Ele possui apenas quatro grandes portões de entrada localizados nos lados norte, sul, leste e oeste.

O Muro da Cidade de Xian.


Canhão usado para proteger a cidade 
dos ataques inimigos.



No Muro da Cidade com uma das Torres principais ao fundo.


É possível explorar toda a extensão do muro alugando uma bicicleta, individual ou de até três lugares. Bem interessante. Se voltar pra conhecer mais da cidade, vou experimentar essa opção.


Amanda e Gigi caminhando pelo Muro da Cidade.


Os tempos foram mudando, a cidade cresceu, ultrapassando os limites do muro, e o chinês soube unir o velho e o novo, transformando Xian num dos pontos turísticos mais visitados de toda a China. 

Uma prova de que a turma daqui sabe valorizar suas relíquias, é a iluminação espetacular do muro da cidade. Se o muro impressiona durante o dia, ele é maravilhoso à noite. Um visual belíssimo criado com luzes simples que ornamentam toda a extremidade da muralha e suas torres. Fiquei imaginando como seria bonito, por exemplo, os Arcos da Lapa, no Rio, com uma iluminação parecida, com seu contorno repleto de luzinhas... quem sabe na Copa...

O Muro à noite é ainda mais bonito do que durante o dia.


A iluminação é incrível.


Uma das torres usadas pelos arqueiros.


Show de iluminação.


Fábrica de Guerreiros de Terracota - souvenires

Nosso tour pela cidade, no segundo dia, continuou com a visita tão esperada aos Guerreiros de Terracota. Já falei deles, então vou contar, agora, um pouco sobre a fábrica que conhecemos antes do Museu dos Guerreiros.
  
Na entrada da fábrica, enormes estátuas, sem cabeça, “convidam” o visitante a tirar fotos. É claro que nós não perdemos a oportunidade e fomos “guerreiros” por alguns segundos.

A Guerreira de Terracota.


Dentro da fábrica tivemos uma rápida explicação de como os bonecos de Terracota eram feitos e vimos a produção de alguns objetos que são vendidos como souvenires. O local também fabrica objetos de louça e móveis de laca.




Detalhe da fabricação de uma pequena
estátua de Terracota.


Uma arte milenar.


Alguns souvenires já prontos.


Objetos de laca.


Artesão trabalhando na peça de laca.


Estátuas de Guerreiros em cor mais clara, 
com pintura - como seriam naturalmente.


Huaqing Hot Springs

A última visita do segundo dia foi ao Huating Hot Springs, que eu chamaria de “palácio de banhos do imperador”. O local, situado aos pés do Monte Lishan numa zona geotérmica aonde a temperatura da água chega a 43° C, é famoso na China porque era ali que o imperador Xuanzong e sua concubina Yang Guifei viveram um intenso caso de amor.

Hot Springs possui várias piscinas de água quente, inclusive uma que era exclusiva para os banhos de Yang Guifei e que ficou conhecida como “A piscina da Concubina”.

A água local é rica em minerais e tem propriedades medicinais. Era comum na China antiga os imperadores possuírem piscinas de banho em torno das fontes de água quente.

Um lago artificial de 5.300 metros quadrados, chamado de Lago dos Nove Dragões, pode ser visto logo na entrada do Hot Springs.

Você já deve estar cansado de me ver escrever sobre Nove Dragões. Aqui na China o número 9, assim como a figura do dragão, está sempre relacionado ao Imperador, assim como a Fênix está ligada a Imperatriz. Explicado?

Mas a história de amor entre o Imperador Xuanzong e a concubina Yang Guifei teve um final trágico. Cada vez mais apaixonado por sua amada, o Imperador começou a negligenciar seus deveres e, durante uma guerra em 755, suas tropas se amotinaram e exigiram que ele abandonasse a concubina: ela foi estrangulada na frente dele. Uma trágica história de amor que acabou imortalizada pelos poetas chineses.


As meninas bem em frente ao Lago dos Nove Dragões.


O lugar é bonito.


Gigi e mais algumas fãs.


Glorinha, Gigi e Amanda. Detalhe: olha a chinesa se esticando
toda atrás delas pra tirar foto. E o menino tá olhando o quê dentro da
bolsa da Amanda?
Ao fundo uma estátua representando
a concubina Yang Guifei.


Não teve jeito: a chinesa pediu pra tirar foto com a Gigi.



Uma das piscinas do Imperador. Essa a céu aberto é chamada de 
Piscina do Príncipe Coroado.


Uma das muitas piscinas fechadas. 


A que recebe o nome de Flor de Lotus é a maior delas.


Piscina da Concubina.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário