segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Que "Partido" é esse?


Recentemente a Amanda me perguntou o quê seria a “Reunião do Partido”, nome que mais se houve nos últimos meses aqui em Beijing.
“A internet tá lenta por causa da Reunião do Partido”... “Está cheio de guarda na rua por causa da Reunião do Partido”, “ A cidade está toda enfeitada com bandeiras da China por causa da Reunião do Partido” ...
Tentei explicar para ela que o “Partido” é o PCC – Partido Comunista Chinês – o único partido político da China, e que governa o país desde 1949. Após a morte de Mao Tse Tung, em 1976, ficou decidido que os líderes chineses se reuniriam de cinco em cinco anos, sempre em Outubro ou no início de Novembro, para determinar as diretrizes de todo o país.
E agora, em 2012, a China vive um momento muito especial: após 10 anos no poder, Hu Jintao, atual presidente e secretário-geral do PCC, e Wen Jiabao, primeiro-ministro, deixam seus cargos em março do ano que vem, por estarem completanto 70 anos de idade. Na China, quem chega aos 70 anos tem que se retirar da política. A definição de seus substitutos, que começou na última quinta-feira, dia 08 de novembro, vai até dia 14. Os atuais líderes chineses, sob o comando de Hu Jintao, estão reunidos para escolher seus futuros “comandantes” e também para definir os novos rumos econômicos e políticos do país. O encontro é chamado popularmente pelos chineses de “A Grande Reunião”. É o 18° Congresso Nacional da China, que acontece no Grande Hall do Povo, na Praça da Paz Celestial, e reúne cerca de três mil delegados eleitos nas províncias.
Grande Hall do Povo, o Congresso Chinês.

Mas essa “Grande Reunião” só vem ratificar a escolha dos mandachuvas do país – os nove membros da Comissão Permanente do Politburo - que, em reuniões secretas, já acertaram quem entra no lugar de quem.
Vice-presidente desde 2008, Xi Jinping, deve ser o substituto de Hu e o novo premiê deve ser Li Keqiang.
Hu Jintao e os atuais líderes estão no poder desde 2002. Eles fazem parte da “quarta geração” a governar o país desde que o Partido Comunista tomou o poder, em 1949. Xi Jinping, de 59 anos, se confirmado como líder supremo do país, vai dar início à quinta geração.






                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário