terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Verdades e Mentiras

Após um mês em Beijing é possível constatar algumas verdades e mentiras. Vamos a elas:

O chinês come fazendo barulho com a boca e arrota toda hora?

MENTIRA. Pelo menos nos restaurantes em que estivemos não ouvi nenhum chinês chupando a sopa ou o macarrão, ou arrotando. Por enquanto.

O chinês cospe na rua o tempo todo?

VERDADE. No início achei que era folclore, mas à medida que fui passando a andar mais na rua, comecei a ouvir sempre alguém, normalmente os homens, fazendo o tradicional “grrrr....” É realmente nojento, porque eles não tem a mínima cerimônia e mandam quase sempre uma tremenda cusparada, ao seu lado, na sua frente, não importa. Ah, com o frio que está já vi até cuspe congelado!! Argh!

As cidades chinesas são sujas?

MENTIRA. Beijing está sempre limpa – não leve em consideração as cusparadas. Tem sempre alguém com uma pá e vassoura ou um gancho recolhendo o lixo da rua.

Banheiro chinês é um buraco no chão?

VERDADE. Como já postei, o autêntico sanitário chinês é um buraco no chão, sem vaso. Eles tiram de letra porque tem um bom equilíbrio. Nós, ocidentais, ficamos com medo de enfiar o pé no lugar errado.

Chinês fuma em lugares fechados?

VERDADE. Confesso que não sei se existe lei antifumo por aqui. Mas se ela existe ninguém respeita. Nos bares e restaurantes fuma-se à vontade.

Chinês dirige bem no trânsito?

MENTIRA. Acho que eles ainda não sabem nem as regras de trânsito. “Aprendem” a dirigir, pegam a carteira e vão para as ruas fazer um monte de loucuras. É um “salve-se quem puder”. Digo que é tão emocionante andar de carro como andar de montanha-russa.

A comida chinesa é exótica?

VERDADE. O chinês come de tudo e adora uma pimentinha. Não me aventurei em muitas coisas, mas gostei do que provei. Como já disse, no mercado encontra-se todo o tipo de bicho pra comer – lembra da ave de corpo preto, horrível?

O chinês é bagunceiro?

VERDADE. Basta dar uma olhadinha nas janelas dos apartamentos chineses. Tem sempre um bando de coisas amontoadas.

Os táxis chineses são sujos?

MEIA VERDADE. Alguns realmente não são muito limpinhos e tem um cheiro peculiar. E os motoristas têm o cabelo meio seboso. Por falar em cheiro, o hall do corredor do nosso apto tem um cheirinho desagradável. Não sei do que é, mas arrisco que é algum tipo de chá.

As coisas na China são baratas?

VERDADE VERDADEIRA. Pelo menos pra nós, acostumados aos preços altíssimos dos produtos no Brasil, isso aqui é um paraíso. Roupas, sapatos, bolsas, relógios, eletrodomésticos... tudo bem mais em conta. Só é preciso descobrir o que é verdadeiro e o que é falso.

Os chineses comemoram muito o Ano Novo Chinês?

VERDADE. Foi um foguetório durante 15 dias, apesar da proibição em alguns locais – o que pra eles não quer dizer nada, porque soltam os fogos do mesmo jeito.

Os chineses não gostam de receber gorjeta?

MEIA VERDADE. Alguns até aceitam, mas os mais idosos não. Eles “perdem a face”, como costumam dizer por aqui. Algo como “sentir vergonha”.

Os chineses gostam de uma pechincha?

VERDADE. Nos mercados procurados pelos turistas faz parte da venda dar um valor alto, e ficar numa “guerrinha” de preços com o comprador. É só insistir, mostrar que está desistindo, ir embora, que quase sempre “cola”. São poucos os que não te chamam de volta. E a dica é chegar falando em chinês. O preço já começa bem mais baixo.

Os chineses têm um gosto meio duvidoso?

VERDADE. Aqui tem de tudo: carrão rosa, capinha de celular “discretíssima” cheia de strass, óculos sem lentes; chinês andando na rua de pijama. Mas confesso que já vi muita chinesa bonita na rua. Tem umas que adoram andar com roupa de oncinha ou coisa parecida, mas também têm as chiques. Os homens são mais discretos, com exceção dos mais exóticos: aqueles que cortam ou pintam os cabelos de forma estranha, usam umas roupinhas esquisitas...coisas de... deixa pra lá.

A China é um bom lugar pra se viver?

VERDADE. Pelo menos é a minha opinião após um mês aqui em Beijing. Por enquanto está tudo bem e espero que continue assim. Acredito que “quem faz o lugar” é a própria pessoa! Se estou com minha família e cercada por bons amigos consigo superar qualquer adversidade.  A saudade dos que ficaram lá longe não tem como superar, mas hoje em dia, com a benção da tecnologia, tudo é mais fácil.














2 comentários:

  1. Andrea estou adorando o seu blog e em relaçao ao pijama por aqui tb é parecido. Os adolescente vao de pijama para a escola e para a rua. esquisito ne?
    bjs Ana

    ResponderExcluir
  2. Eles não estão nem aí para o quê os outros vão falar ou achar. No Brasil é diferente: infelizmente as pessoas se preocupam muito com que os outros vão dizer delas. Não saio de pijama na rua porque não gosto, e não porque vão ficar me olhando. Acho que é tudo questão de costume. A nossa educação/criação é diferente. O que não quer dizer que eles são mal educados.Você me entende, certo? Bjs.

    ResponderExcluir